Qual matéria está procurando ?

Português

Português

De o (a) ou do (a)?

De o (a) ou do (a) são exemplos de expressões cotidianas, contudo a fusão entre o pronome e a preposição é considerada inadequada em casos específicos.

De o (a) ou do (a)? Tendo em vista a linguagem formal, em casos específicos, somente a primeira expressão é considerada correta De o (a) ou do (a)? Tendo em vista a linguagem formal, em casos específicos, somente a primeira expressão é considerada correta

Antes de darmos início ao assunto que aprenderemos a partir de agora, vamos analisar juntos essas duas orações que seguem:

O fato dele ter me pedido desculpas demonstra que é um garoto educado.

O fato de ele ter me pedido desculpas demonstra que é um garoto educado.

Agora, eis que surge uma pergunta: quais das duas estariam corretas em se tratando da linguagem formal, aquela que já estudamos? Para relembrá-la, acesse o texto: Aprendendo sobre a linguagem formal e linguagem informal.

Acredite que a correta é a segunda oração, por mais que ela pareça para você um pouco estanha. Saiba que é normal você ter se estranhado um pouco, pois geralmente a forma que usamos é a primeira. Então, para que fiquemos bem informados sobre o porquê dessa afirmativa, preste atenção:


A gramática se define por características diversas

Quando dizemos “dele”, temos o encontro de dois elementos: o pronome pessoal do caso reto “ele” + a preposição “de”. Assim sendo, ao analisarmos o sujeito de ambas as orações, constatamos que é “ele”. Dessa forma, de acordo com o que a Gramática nos diz, o sujeito nunca pode vir acompanhado de preposição, uma vez que esta acompanha somente o predicado. Para que você entenda melhor, perceba:

Eu preciso de seu carinho. Temos o predicado “de seu carinho” que, de forma correta, aparece acompanhado da preposição “de”.

Portanto, agora que você já descobriu a causa dessa ocorrência, procure sempre utilizar a forma adequada, pois assim não estará cometendo nenhum “desvio” que porventura possa causar danos a esse idioma tão belo que falamos – a Língua Portuguesa.

Vamos ver outros exemplos?

Qual a causa de a professora não ter comparecido à aula?
O passeio no clube depende de a mamãe querer nos levar ou não.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Linguagem formal e linguagem informal

Português

Preposição

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.