Qual matéria está procurando ?

Português

Português

De o (a) ou do (a)?

De o (a) ou do (a) são exemplos de expressões cotidianas, contudo a fusão entre o pronome e a preposição é considerada inadequada em casos específicos.

Antes de darmos início ao assunto que aprenderemos a partir de agora, vamos analisar juntos essas duas orações que seguem:

O fato dele ter me pedido desculpas demonstra que é um garoto educado.

O fato de ele ter me pedido desculpas demonstra que é um garoto educado.

Agora, eis que surge uma pergunta: quais das duas estariam corretas em se tratando da linguagem formal, aquela que já estudamos? Para relembrá-la, acesse o texto: Aprendendo sobre a linguagem formal e linguagem informal.

Acredite que a correta é a segunda oração, por mais que ela pareça para você um pouco estanha. Saiba que é normal você ter se estranhado um pouco, pois geralmente a forma que usamos é a primeira. Então, para que fiquemos bem informados sobre o porquê dessa afirmativa, preste atenção:


A gramática se define por características diversas

Quando dizemos “dele”, temos o encontro de dois elementos: o pronome pessoal do caso reto “ele” + a preposição “de”. Assim sendo, ao analisarmos o sujeito de ambas as orações, constatamos que é “ele”. Dessa forma, de acordo com o que a Gramática nos diz, o sujeito nunca pode vir acompanhado de preposição, uma vez que esta acompanha somente o predicado. Para que você entenda melhor, perceba:

Eu preciso de seu carinho. Temos o predicado “de seu carinho” que, de forma correta, aparece acompanhado da preposição “de”.

Portanto, agora que você já descobriu a causa dessa ocorrência, procure sempre utilizar a forma adequada, pois assim não estará cometendo nenhum “desvio” que porventura possa causar danos a esse idioma tão belo que falamos – a Língua Portuguesa.

Vamos ver outros exemplos?

Qual a causa de a professora não ter comparecido à aula?
O passeio no clube depende de a mamãe querer nos levar ou não.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

De o (a) ou do (a)? Tendo em vista a linguagem formal, em casos específicos, somente a primeira expressão é considerada correta De o (a) ou do (a)? Tendo em vista a linguagem formal, em casos específicos, somente a primeira expressão é considerada correta
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Linguagem formal e linguagem informal

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Preposição

Últimos artigos

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.

Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte foi um dos grandes nomes da história francesa, sendo um general que expandiu os ideais da Revolução Francesa pelo continente europeu.