Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Convite

Aprenda como construí-lo de acordo com suas partes principais!

No convite deve conter todas as informações necessárias No convite deve conter todas as informações necessárias

Como é bom recebermos um convite de alguém, não é mesmo?

Vamos aproveitar esta alegria para tratarmos de um assunto referente ao convite: sua linguagem.

Primeiramente devemos levar em consideração que trata-se de um texto no qual o objetivo maior é estabelecer uma comunicação sobre um determinado evento.

Por esta razão, todas as informações nele contidas, deverão estar claras, fazendo com que o leitor entenda perfeitamente a mensagem.

E você já percebeu que todo texto, por mais simples que seja, sempre tem uma forma específica de ser construído?

Então fique atento às partes principais que compõem esse tipo de texto, para que sua festa seja um sucesso, começando pelo convite!

* O primeiro passo é preencher o envelope com os dados do remetente (a pessoa que envia) e do destinatário (a pessoa que recebe).

* O vocativo – É a pessoa a quem nos dirigimos para enviar o convite. Neste caso devemos estar atentos quanto ao pronome de tratamento que usaremos. Como por exemplo, no caso de uma pessoa mais íntima, é permitido o uso de uma linguagem mais informal.

Mas quando tratar-se de alguém que não temos muita convivência, ou uma autoridade, o pronome deverá adequar-se à situação de uso.

* Em seguida, informa-se todos os elementos necessários à compreensão do leitor, como o local, seguido do endereço completo, data, hora do evento, e, em alguns casos, determina-se o traje específico, no caso de festas juninas, festa à fantasia, formatura e ocasiões mais especiais.

* Por último vem a despedida, seguida da assinatura de quem enviou o convite.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Os diferentes tipos de texto

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.