Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Características do relatório

Aprenda a relatar de forma correta, ao clicar aqui!

O relatório é um gênero textual que expõe o resultado de alguma atividade desenvolvida O relatório é um gênero textual que expõe o resultado de alguma atividade desenvolvida

Em algumas circunstâncias relacionadas à nossa vivência temos que relatar por escrito tudo o que ocorreu durante alguma atividade que realizamos. Um caso bastante comum é quando a professora de Ciências sugere que façamos alguma experiência, como, por exemplo, observarmos como se realiza a germinação de uma determinada planta, no caso, o feijão:




E aí? Como você relatará tudo o que observou?

Não se preocupe! É para isto que existe o relatório que, como você sabe, constitui-se de algumas características específicas, semelhantemente aos outros gêneros dos quais já temos conhecimento. Então, para que você obtenha uma boa nota e se torne aquele (a) aluno (a) nota dez, preste atenção nos seguintes detalhes:

Primeiramente, como se trata de um texto, deverá usar uma linguagem clara e que esteja de acordo com o padrão formal, portanto, nada de gírias, abreviações, palavras grafadas de forma incorreta, entre outros elementos.

 Logo depois, deverá lembrar-se de que todo texto possui um título – algo muito importante em uma produção textual. Em seguida, surge o primeiro parágrafo, no qual constará todas as informações, tais como: o objetivo da experiência, o nome da professora que a solicitou, o que será utilizado durante a observação, entre outros fatores.

Por fim, nunca se esqueça de fazer a conclusão, pois ela revelará tudo o que aprendeu com o procedimento realizado, incluindo os aspectos positivos e também os negativos, caso houver. E então? Pronto (a) para dar início ao experimento? Certamente que sim, pois agora já conhece todos os passos que deverá realizar e, é claro, sua professora irá adorar!
 



 

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Os diferentes tipos de texto

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.