Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Características do relatório

Aprenda a relatar de forma correta, ao clicar aqui!

O relatório é um gênero textual que expõe o resultado de alguma atividade desenvolvida O relatório é um gênero textual que expõe o resultado de alguma atividade desenvolvida

Em algumas circunstâncias relacionadas à nossa vivência temos que relatar por escrito tudo o que ocorreu durante alguma atividade que realizamos. Um caso bastante comum é quando a professora de Ciências sugere que façamos alguma experiência, como, por exemplo, observarmos como se realiza a germinação de uma determinada planta, no caso, o feijão:




E aí? Como você relatará tudo o que observou?

Não se preocupe! É para isto que existe o relatório que, como você sabe, constitui-se de algumas características específicas, semelhantemente aos outros gêneros dos quais já temos conhecimento. Então, para que você obtenha uma boa nota e se torne aquele (a) aluno (a) nota dez, preste atenção nos seguintes detalhes:

Primeiramente, como se trata de um texto, deverá usar uma linguagem clara e que esteja de acordo com o padrão formal, portanto, nada de gírias, abreviações, palavras grafadas de forma incorreta, entre outros elementos.

 Logo depois, deverá lembrar-se de que todo texto possui um título – algo muito importante em uma produção textual. Em seguida, surge o primeiro parágrafo, no qual constará todas as informações, tais como: o objetivo da experiência, o nome da professora que a solicitou, o que será utilizado durante a observação, entre outros fatores.

Por fim, nunca se esqueça de fazer a conclusão, pois ela revelará tudo o que aprendeu com o procedimento realizado, incluindo os aspectos positivos e também os negativos, caso houver. E então? Pronto (a) para dar início ao experimento? Certamente que sim, pois agora já conhece todos os passos que deverá realizar e, é claro, sua professora irá adorar!
 



 

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Os diferentes tipos de texto

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.