Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Autoria

Não devemos copiar textos e ideias dos outros.

Mãos à obra – invente, não copie Mãos à obra – invente, não copie

Chamamos de autor a pessoa que escreve uma obra escrita, seja ela uma história, um livro, uma música, um texto científico, etc.

Quando a pessoa escreve, ela faz uma definição de alguma coisa, à sua maneira de ver ou perceber um assunto.

Por isso, ninguém consegue escrever as mesmas coisas, usando as mesmas palavras que o outro. Isso é impossível.

Muitas pessoas são desonestas, e têm o hábito de copiar o que os outros escrevem, dizendo que eles são os autores daquilo. Isso é errado, pois se não foi ele quem criou, não tem o direito de pegar para si a ideia de outra pessoa.

Para que isso não aconteça, existem leis que protegem os autores, punindo as pessoas que copiam textos, músicas, ideias ou histórias alheias.

Ao fazer uma pesquisa na internet, jamais copie um texto. Leia-o e escreva-o da sua maneira, usando as suas próprias palavras, pois assim não estará usando aquilo que é de outra pessoa, mas construindo sua própria opinião.

Os professores conhecem quando os alunos copiam textos. Além disso, na internet existem programas que indicam se um texto é ou não cópia.


CDs piratas não pagam direitos autorais

Os autores vivem de suas invenções, ganham dinheiro vendendo suas ideias. Isso acontece na música, na literatura, em obras de teatro, nas ciências, na tecnologia, etc. Eles possuem “direitos autorais” sobre aquilo que inventaram.

Se fizermos uso das invenções dos outros, sem a devida autorização do autor, teremos que pagar pelos seus “direitos autorais”, em razão do uso de uma coisa que não nos pertence.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.