Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Diferentes sentidos das preposições

Descubra mais um assunto interessante trazido pela gramática!

Dependendo da forma como são expressas, as preposições revelam sentidos diferentes Dependendo da forma como são expressas, as preposições revelam sentidos diferentes

Vamos relembrar um fato que nos ajudará a compreender melhor as características do assunto a ser estudado agora:

As muitas palavras existentes na língua portuguesa, dependendo do momento e das circunstâncias em que são empregadas, adquirem sentidos, significados diferentes. Sendo assim, esse fato ocorre também nas preposições, pois uma mesma preposição pode obter sentidos diferentes, dependendo da forma como é utilizada. Mas antes de partirmos para o nosso objetivo, qual é o significado da palavra “preposição”?

Preposição é uma palavrinha que serve para ligar dois termos em uma oração, de modo que a ideia fique completa. Vamos ver um exemplo?


Urso de pelúcia



 

Notamos que entre as palavras “urso” e “pelúcia” há um outro termo que as une – que é exatamente ela (a preposição).

Pois bem, agora que já relembramos de detalhes importantes, conheceremos quais são esses sentidos. Será que são muitos? Perceba como tudo é muito fácil de entender:

 




 

Certamente que você já identificou as preposições. Acertou! São todas aquelas que estão sublinhadas.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Preposições

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.