Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Diferentes sentidos das preposições

Descubra mais um assunto interessante trazido pela gramática!

Dependendo da forma como são expressas, as preposições revelam sentidos diferentes Dependendo da forma como são expressas, as preposições revelam sentidos diferentes

Vamos relembrar um fato que nos ajudará a compreender melhor as características do assunto a ser estudado agora:

As muitas palavras existentes na língua portuguesa, dependendo do momento e das circunstâncias em que são empregadas, adquirem sentidos, significados diferentes. Sendo assim, esse fato ocorre também nas preposições, pois uma mesma preposição pode obter sentidos diferentes, dependendo da forma como é utilizada. Mas antes de partirmos para o nosso objetivo, qual é o significado da palavra “preposição”?

Preposição é uma palavrinha que serve para ligar dois termos em uma oração, de modo que a ideia fique completa. Vamos ver um exemplo?


Urso de pelúcia



 

Notamos que entre as palavras “urso” e “pelúcia” há um outro termo que as une – que é exatamente ela (a preposição).

Pois bem, agora que já relembramos de detalhes importantes, conheceremos quais são esses sentidos. Será que são muitos? Perceba como tudo é muito fácil de entender:

 




 

Certamente que você já identificou as preposições. Acertou! São todas aquelas que estão sublinhadas.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Português

Preposições

Últimos artigos

Cubo

Também conhecido como hexaedro regular, o cubo é um sólido geométrico que possui seis faces, todas elas sendo quadrados com mesma medida de lados.

Conto fantástico

O conto fantástico é uma pequena narrativa que apresenta fatos ou personagens sobrenaturais e absurdos. No conto fantástico, ocorrem coisas que contrariam a razão.

Conflitos entre Israel e Palestina

Os conflitos entre Israel e Palestina se deram pela disputa do território da Palestina, sobretudo a partir de 1948, mas também pela luta dos palestinos por sua autodeterminação.

Reforma Protestante

A Reforma Protestante, iniciada em 1517, deu origem a novas doutrinas cristãs no continente europeu. O grande reformador foi o monge alemão Martinho Lutero.