Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Crítica

Que tal conhecer um pouco mais sobre um gênero textual do meio jornalístico? Você nem adivinha? A crítica, por que não?!

A crítica tem por finalidade descrever acerca de um determinado objeto cultural, estimulando o leitor ou desmotivando-o A crítica tem por finalidade descrever acerca de um determinado objeto cultural, estimulando o leitor ou desmotivando-o

Imagine que, aproximando-se um belo final de semana, você sinta que precisa se divertir (assim como ocorre com a maioria das pessoas), mas, repentinamente, você fica sem opções, sem saber aonde ir.  Calma, fato bastante simples de ser resolvido, pois ao folhear algumas páginas do jornal, perceberá que nele há um espaço em que você encontrará diversas opções de lazer, e mais: suponhamos que você se interesse em assistir a algum filme que se encontra em cartaz, você sabia que nesse mesmo espaço do jornal há comentários, exposição de opiniões acerca do enredo, geralmente realizados por pessoas entendidas no assunto? Gostou da ideia?


A crítica define-se por um gênero textual de natureza argumentativa

O fato é que a crítica, ora concebida como um gênero textual e também conhecida por resenha crítica, encontra-se inserida no meio jornalístico, cuja intenção é descrever um objeto cultural, seja um filme, livro, CD, peça teatral, entre outras modalidades. Assim, por meio dos comentários feitos pelo crítico, o leitor pode se sentir motivado, assim como pode mudar completamente as expectativas que mantém sobre aquilo que deseja compartilhar, sentindo-se desmotivado (a), a depender da natureza dos comentários feitos.

Por se tratar de um gênero, argumentativo por excelência, constitui-se de uma estrutura um pouco mais livre, quando comparado aos demais. Assim, em se tratando de uma peça teatral, o resenhista ressalta acerca do autor do texto, elenco atuante, preço do ingresso, horário de exibição, entre outros fatores. Caso o objeto de análise seja um CD, por exemplo, os pontos a serem comentados dirão respeito ao nome do artista, gravadora, número de faixas, músicos componentes, preço, data de lançamento etc.

No que se refere à linguagem utilizada, costumamos dizer que ela pode variar, tendo em vista as características do público a quem ela é direcionada, ou seja, pode ser que se trate de um público mais jovem, mais despojado, mas pode ser também que a referência defina-se por um público dotado de um nível cultural mais elevado. Dessa forma, deve haver o equilíbrio quanto à natureza do vocabulário a ser utilizado.

Por meio de todo esse conhecimento que aqui acabamos de adquirir, importante é que você saiba que a finalidade da crítica é fazer com que o leitor aprecie ou deixe de apreciar um determinado objeto cultural – posicionamento esse que ele somente adotará após se inteirar dos comentários feitos pelo próprio resenhista.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Últimos artigos

Grau dos adjetivos

O grau dos adjetivos serve para indicar o quão forte é a característica de algo ou alguém, que pode ser muito intensa (grau superlativo) ou comparada (grau comparativo) a outra.

Guerra da Independência do Brasil

A Guerra da Independência do Brasil foi um conflito armado que consolidou a separação do Brasil de Portugal, transformando-o em nação independente entre 1822 e 1824.

Odin

Odin é uma divindade presente na religiosidade nórdica e germânica, sendo conhecido como o Pai de Todos e considerado um deus guerreiro e mágico.

7 maravilhas do mundo moderno

As 7 maravilhas do mundo moderno são sete construções feitas pelo ser humano ao longo da história e que são consideradas símbolos da diversidade e da engenhosidade humana.