Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Medindo a Temperatura

Utilizando termômetros na medição de temperaturas.

Termômetro Termômetro

Mariana não foi à aula porque estava sentindo febre, por causa de uma gripe. Sua mãe resolveu levá-la ao médico da família. O médico disse que precisava medir a temperatura do corpo de Mariana, então pediu a enfermeira que utilizasse um termômetro. O médico verificou que Mariana estava com 38º (trinta e oito graus) Celsius de febre e o normal é 36,5º Celsius. Com isso ele receitou alguns remédios e pediu que Mariana ficasse em repouso.



 



Quando queremos medir a temperatura de uma pessoa, de um ambiente, de refrigeradores, da água entre outros, utilizamos um objeto chamado de termômetro. Temos três tipos de termômetros, e cada um possui uma utilização. Veja:

Para medir a temperatura de ambientes utilizamos o seguinte termômetro:


Na medição de temperaturas de pessoas, refrigeradores, caixas térmicas entre outros, utilizamos o seguinte instrumento digital:
 


 


O termômetro de mercúrio é exclusivo para medições de temperaturas de pessoas.

 




 

A temperatura do nosso corpo em estado normal é de 36,5º Celsius, caso ocorra variação nessa temperatura devemos procurar um médico rapidamente, pois a febre é sintoma de que alguma coisa não está bem.

A meteorologia é responsável por determinar a temperatura ambiente de uma cidade, informando a previsão do tempo no que diz respeito ao calor e ou frio.

Termômetro urbano

Por Marcos Noé
Matemático
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Trocas de Calor

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.