UOL - O melhor conteúdo

Qual matéria está procurando ?

5
Matemática

Matemática

Como fazer uma tabela

Você sabe como fazer uma tabela? Acesse e descubra como construir, utilizar e interpretar uma.

Para podermos montar uma tabela é necessário que se faça uma coleta de dados que serão distribuídos nas linhas e colunas dessa tabela Para podermos montar uma tabela é necessário que se faça uma coleta de dados que serão distribuídos nas linhas e colunas dessa tabela

A tabela é uma estrutura que utilizamos para organizar dados, que são informações sobre determinado assunto. Esses dados podem ser do tipo qualitativo (relacionados a características e atribuições) ou quantitativo (fazendo referência a valores numéricos). As tabelas que possuem dados qualitativos trabalham com informações como: cor de cabelo, animal que gosta, cor dor olhos, raça etc. Já as tabelas que possuem dados quantitativos informam: idade, número de alunos na sala de aula, notas do boletim etc. Existem tabelas com característica mista, ou seja, com informações qualitativas e quantitativas.

Toda tabela é formada por linha e coluna, chamamos de célula a junção de linhas e colunas. É na célula que inserimos as informações, ou seja, os dados. Para indicar a quantidade de linhas e colunas que uma tabela possui utilizamos a seguinte referência: Linha x Colunas.

Observe a tabela abaixo, nela temos 10 linhas e 3 colunas, ou seja, 10x3.

A tabela deve possuir nome, que identificará o assunto do qual a tabela traz informações, e esse deve ser informado na primeira linha.

Existem diversos tipos de tabela: de preços, de estados e capitais entre outras. Veja abaixo um exemplo:

Interpretar a tabela significa saber dizer sobre qual assunto ela trata e conseguir fazer comparativos. Em relação à tabela acima, podemos fazer a seguinte interpretação: A região norte possui 7 estados.

As tabelas são utilizadas como referência para a construção de gráficos que rementem aos dados que a tabela possui. Os gráficos podem ser do tipo: Barras, setores/pizza, coluna, linhas e áreas.

As ferramentas que utilizamos para construir uma tabela, manualmente, são: Lápis de cor, borracha, régua e lápis de escrever. Também é possível utilizar softwares para construí-las, quando isso ocorrer estará utilizando um ambiente para a confecção de planilhas eletrônicas.


Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática

Por Naysa Crystine Nogueira Oliveira

Você pode se interessar também

Matemática

Estatística

Matemática

Gráficos

Últimos artigos

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.

Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich, que marca 0º de longitude, é fundamental para o sistema de coordenadas geográficas. Serve também de referência para determinar os fusos horários.

Quaresma

A Quaresma é um período, tradicionalmente, de 40 dias que é marcado como um momento de devoção e de penitência e que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas.

Estrelas

As estrelas são corpos celestes esféricos e de grandes dimensões, emissores de brilho e de calor. Elas se formam nas nebulosas e são compostas por gases como o hidrogênio.