Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Como fazer uma tabela

Você sabe como fazer uma tabela? Acesse e descubra como construir, utilizar e interpretar uma.

Para podermos montar uma tabela é necessário que se faça uma coleta de dados que serão distribuídos nas linhas e colunas dessa tabela Para podermos montar uma tabela é necessário que se faça uma coleta de dados que serão distribuídos nas linhas e colunas dessa tabela

A tabela é uma estrutura que utilizamos para organizar dados, que são informações sobre determinado assunto. Esses dados podem ser do tipo qualitativo (relacionados a características e atribuições) ou quantitativo (fazendo referência a valores numéricos). As tabelas que possuem dados qualitativos trabalham com informações como: cor de cabelo, animal que gosta, cor dor olhos, raça etc. Já as tabelas que possuem dados quantitativos informam: idade, número de alunos na sala de aula, notas do boletim etc. Existem tabelas com característica mista, ou seja, com informações qualitativas e quantitativas.

Toda tabela é formada por linha e coluna, chamamos de célula a junção de linhas e colunas. É na célula que inserimos as informações, ou seja, os dados. Para indicar a quantidade de linhas e colunas que uma tabela possui utilizamos a seguinte referência: Linha x Colunas.

Observe a tabela abaixo, nela temos 10 linhas e 3 colunas, ou seja, 10x3.

A tabela deve possuir nome, que identificará o assunto do qual a tabela traz informações, e esse deve ser informado na primeira linha.

Existem diversos tipos de tabela: de preços, de estados e capitais entre outras. Veja abaixo um exemplo:

Interpretar a tabela significa saber dizer sobre qual assunto ela trata e conseguir fazer comparativos. Em relação à tabela acima, podemos fazer a seguinte interpretação: A região norte possui 7 estados.

As tabelas são utilizadas como referência para a construção de gráficos que rementem aos dados que a tabela possui. Os gráficos podem ser do tipo: Barras, setores/pizza, coluna, linhas e áreas.

As ferramentas que utilizamos para construir uma tabela, manualmente, são: Lápis de cor, borracha, régua e lápis de escrever. Também é possível utilizar softwares para construí-las, quando isso ocorrer estará utilizando um ambiente para a confecção de planilhas eletrônicas.


Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática

Por Naysa Crystine Nogueira Oliveira

Você pode se interessar também

Matemática

Gráficos

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.