Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Arredondamento e Estimativa

Você sabe como arrendondar um número decimal? E um número inteiro bem grande? Aprenda a fazer o arredondamento e facilite os seus cálculos.

Quando estamos trabalhando com números muito grandes ou então com números decimais que apresentam muitas casas após a virgula, existe uma grande chance de cometermos algum erro em nossos cálculos. Uma alternativa é utilizar o processo de arredondamento para deixar os números mais acessíveis. Veja duas situações:

1°) Arredondamento de Números Inteiros

Quando um número apresenta uma grande quantidade de algarismos, nós podemos arredondá-lo para facilitar os cálculos. Veja como ocorre a classificação de um número em ordens e classes:


Relembre como um número é classificado em ordens e classes

Cada coluna representa uma ordem. As unidades são a 1ª ordem, as dezenas, a 2ª ordem; as centenas, a 3ª ordem; as unidades de milhar, a 4ª ordem; e assim por diante.

Por exemplo, se a área de um país é de aproximadamente 4.532.789 quilômetros quadrados e desejamos fazer um cálculo qualquer utilizando esse número, nós podemos fazer uma aproximação, isto é, nós podemos, por exemplo, arredondá-lo para a unidade de milhar mais próxima. Isso nos indica que os números que estão à direita da unidade de milhar serão substituídos por zero e ficaremos com o número 4.532.000. Se quisermos arredondar o nosso valor para a dezena de milhar mais próxima, nós iremos substituir por zero todos os algarismos que estão à direita da dezena de milhar e ficaremos com 4.530.000. Seguindo esse raciocínio, nós podemos fazer inúmeros tipos de aproximações. Quando fazemos esse tipo de arredondamento, o resultado final de nosso cálculo não será exato, ele será apenas uma estimativa. Mas essa estimativa nos aproxima bastante do resultado real. Vale lembrar que quanto mais arredondamentos nós fazemos, isto é, quanto mais algarismos nós substituímos por zero, mais impreciso ficará nosso resultado.

2°) Arredondamento de Números Racionais (Decimais)

Ao trabalharmos com números decimais, podemos nos deparar com inúmeras casas decimais, o que também pode trazer dificuldade nos cálculos com esses números. Nós devemos inicialmente escolher com quantas casas decimais queremos trabalhar. Feito isto, nós vamos analisar o primeiro algarismo à direita que queremos retirar. Se esse número for 5, 6, 7, 8 ou 9, nós aumentaremos em uma unidade o último algarismo com que estamos trabalhando. Caso não apareça nenhum dos valores descritos, nosso número decimal ficará intacto, sem a necessidade de sofrer uma alteração. Suponha que queremos arredondar os números a seguir para ficarem com apenas duas casas decimais:

1,5687 → 1,57

24,9876 → 24,99

159,369871289 → 159,37

75,36012 → 75,36

123,05325 → 123,05


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Você sabe como arrendondar esse número? Você sabe como arrendondar esse número?
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Comparando números decimais

Matemática

Conhecendo a ordem dos números | Ensino Fundamental I

Matemática

Números Decimais

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.