Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Favela

Você sabe o que é uma favela? E como ela surgiu? Clique e entenda!

Exemplo de uma formação em favela Exemplo de uma formação em favela

A expressão “favela” é comumente repetida pelas pessoas no cotidiano e pelos meios de comunicação. Geralmente, ela é definida como casas em condições precárias que se localizam em morros. Mas será mesmo essa a correta definição de favela?

Na verdade, favela significa toda e qualquer ocupação irregular de terrenos públicos ou privados ou em áreas que não são recomendadas para a moradia (como os morros). As pessoas que moram em favelas, geralmente, não dispõem de condições mínimas de infraestrutura e não possuem a posse legal dos terrenos onde construíram suas casas.

Como surgem as favelas?

As favelas são resultado das desigualdades sociais e do grande número de pessoas que vivem em condições precárias de vida nas cidades. Tal processo, em termos históricos, foi resultante do chamado “êxodo rural” que, por causa da substituição do homem pela máquina no campo, acarretou na migração em massa de pessoas do campo para as cidades. O processo de surgimento das favelas chama-se favelização.

Dados históricos apontam que as primeiras favelas no Brasil surgiram no final do século XIX, após o término da Guerra de Canudos (1896-1897), em terrenos cedidos pela Marinha a soldados que retornaram das missões militares. Entretanto, elas tornaram-se mais visíveis após o processo de industrialização do país, que se intensificou após a década de 1950.

Elas surgem, então, da miséria e das baixas condições de vida da população que, não podendo comprar ou morar de aluguel nas demais regiões das cidades, acaba “invadindo” outros espaços e construindo casas improvisadas, muitas vezes nem concluídas. Algumas favelas são, assim, construídas em locais de riscos, como morros muito altos e encostas, que, durante as chuvas, podem sofrer com deslizamentos de terras e provocar mortes.

Com o passar do tempo, algumas favelas vão se urbanizando, ou seja, elas recebem das prefeituras condições de infraestrutura, como energia, água encanada, asfalto e esgoto. Mas isso não necessariamente resolve os problemas de miséria da população, bem como os índices de violência e os problemas de tráfico de drogas.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

Geografia

Problema da falta de moradia

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.