Diferenças entre borboletas e mariposas

  • Atualmente 3/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Diferenças entre borboletas e mariposas As borboletas e mariposas são insetos da ordem Lepdoptera
PUBLICIDADE

As borboletas e mariposas são animais pertencentes ao filo dos artrópodes, classe insecta, ordem Lepdoptera. Algumas características são comuns a esses dois animais, como a presença de antenas, seis patas e o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome.  Neste texto, conheceremos as suas diferenças.

Uma característica interessante é que as borboletas apresentam cores mais fortes e vibrantes que as mariposas. As mariposas possuem tons mais amarronzados, entretanto existem espécies que possuem cores fortes.

As mariposas, de maneira geral, apresentam coloração menos exuberante que as borboletas
As mariposas, de maneira geral, apresentam coloração menos exuberante que as borboletas

Outra característica interessante diz respeito ao hábito de vida. Borboletas possuem o hábito diurno, enquanto a maioria das mariposas é ativa durante a noite.

Além dessas diferenças, as borboletas e mariposas diferem-se no seu desenvolvimento. Ambas passam pela fase de pupa, mas só as mariposas fazem casulos com fios de seda que saem de sua boca.

As asas desses insetos também são um fator para a diferenciação. As borboletas deixam suas asas unidas em posição vertical quando estão em repouso. Já as mariposas deixam as asas abertas, estendidas horizontalmente sobre o corpo.

As borboletas em repouso mantêm suas asas em posição vertical
As borboletas em repouso mantêm suas asas em posição vertical

Por fim, podemos diferenciá-las também por suas antenas. As borboletas possuem antenas clavadas, ou seja, finas com a extremidade dilatada. Enquanto as mariposas possuem antenas filiformes (semelhantes a um fio) ou plumosas (semelhantes a uma pena).

As flores polinizadas por esses insetos apresentam adaptações admiráveis. As flores polinizadas por borboletas geralmente são vermelhas ou alaranjadas. Já as das mariposas possuem cor branca ou pálida, uma vez que grande parte das mariposas possui hábito noturno. Além disso, normalmente as flores polinizadas por esses insetos possuem uma corola longa adaptada ao aparelho bucal sugador das borboletas e mariposas.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Avaliação

6.0

    Escola Kids