Qual matéria está procurando ?

Datas Comemorativas

Datas Comemorativas

Dia das Comunicações

05 de maio – o dia das comunicações e as principais formas de se emitir uma mensagem.

A comunicação é a forma como as pessoas trocam informações entre si, através da utilização de meios, formas e instrumentos diferentes. Através dela trocamos conhecimentos e emitimos sentimentos.

Quando conversamos trocamos informações o tempo todo, dando pistas à pessoa que nos ouve sobre nosso estado de espírito, se estamos tristes ou alegres, se estamos irritados com alguma coisa ou se estamos tranqüilos.

Para que exista comunicação são necessários alguns elementos, como a mensagem, o que se quer falar; o emissor, pessoa que dá a mensagem e o receptor, a pessoa que ouve a mensagem. Durante a conversa trocamos os papéis com a pessoa que estamos interagindo, passando de emissores para receptores e vice-versa.


Diferentes meios de comunicação

As formas de comunicação estão ligadas à forma como são realizadas. Pode ser falada pessoalmente, via celular ou telefone fixo, via rádio ou televisão; com símbolos – braile; através de gestos – libras; de forma escrita – jornal, revistas, bilhetes, cartas, livros, internet e também através da televisão e do cinema.

Uma das maiores inversões que favoreceram muito as comunicações entre a humanidade foi o telefone. Através dessa descoberta, feita por Alexander Grahan Bell, as pessoas passaram a trocar informações de forma mais rápida, mesmo estando a grandes distâncias umas das outras.

Os avanços tecnológicos contribuíram muito para melhorar as formas de comunicação, pois quase todas as pessoas possuem seus aparelhos de celular, podendo se conectar com o mundo todo a qualquer momento.

Assim, o dia 05 de maio foi instituído pelo governo federal como o dia que comemora as diversas formas de comunicação.

Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids

Telefone feito com sucata Telefone feito com sucata
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Meios de comunicação | Ensino Fundamental I

Últimos artigos

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.