Deseja descobrir se sua competência linguística anda mesmo aprimorada? É só clicar e conferir algumas dicas sobre a organização sintática!
Ei, parece que você se sentiu surpreso (a) ao se deparar com o título expresso no assunto principal desse nosso encontro, não é verdade? Gostaríamos então que você não se sentisse assim, pois um convite temos a lhe fazer. Sabe qual? Acesse o texto “Conhecendo a diferença entre classe e função , pois as informações que lá se encontram são essenciais ao seu aprendizado. Saiba que não estamos tratando de nada inusitado, ou seja, nada que ainda não discutimos anteriormente. Assim, para início de conversa, obviamente que você sabe que existem as classes gramaticais, ou seja, aquelas dez: substantivo, adjetivo, pronome, verbo, etc., concorda?
Mas existem ainda as funções que elas desempenham quando estão inseridas em uma determinada oração, já que podem assumir diferentes papéis. Entre eles a de sujeito, predicado, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito, enfim, muitas são elas.
Assim, já que alguns conceitos foram relembrados, que tal analisarmos alguns exemplos para que assim possamos entender ainda mais, hein? Vamos lá???
A organização textual representa a habilidade de que dispomos para estruturar as frases e orações, de modo a torná-las claras e precisas
Feliz, a garota entrou na sala de aula.
A garota entrou feliz na sala de aula.
A garota, feliz, entrou na sala de aula.
Perguntamos a você: Todos esses três enunciados linguísticos retratam a mesma ideia?
Certamente que sua reposta será positiva, haja vista que a ideia neles impressa é a mesma. Mas, então o que há de diferente?
Como você percebeu, a forma como estão dispostos os elementos em todos eles diversifica um pouco, você sabe por quê?
Ora, porque a nossa querida língua portuguesa nos possibilita a trabalhar, desde que tenhamos habilidade de organizar sintaticamente todos os elementos de uma oração, de forma distinta.
Assim, em todos os exemplos que nos deram suporte, constatamos que há a presença de um sujeito – a garota, de um predicado – entrou e de dois complementos – na sala e feliz.
Concluímos, após desenvolvermos esse agradável estudo, que a ideia continua sendo a mesma, mas a forma como os elementos se apresentaram dispostos é que se apresentou um pouco distinta.
Então não se esqueça de um importante detalhe: a organização sintática se caracteriza pelo modo como estruturamos os elementos de uma frase, de uma oração, de modo a tornar nosso discurso, objetivo, claro e preciso, ok? Sempre se lembrando de que para que isso ocorra se torna necessário também que tenhamos conhecimento das funções que uma determinada palavra desempenha dentro de uma oração.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras