A letra “U”: acentuada e não acentuada
Você sabe por que a letra “u” se mostra ora acentuada, ora não acentuada? Clique, confira e faça importantes descobertas!
Porventura você já se sentiu questionada (o) acerca do porquê de a letra “u” ora ser acentuada, ora não? Independentemente de qualquer que seja sua resposta, neste nosso encontro vamos descobrir um pouquinho mais sobre aqueles misteriozinhos que a Língua Portuguesa nos reserva. Para isso, precisamos analisar juntinhos algumas palavras que fazem parte do nosso cotidiano:
BAÚ
CAJU
ITAÚ
URUBU
JAÚ
PACAEMBU
Pois bem, em todas as palavras, a sílaba pronunciada mais fortemente é sempre a última delas. Mas a pergunta é: por que algumas são acentuadas e outras não? Agora sim, para desvendar esse enigma, convido você a separar as sílabas de todas, sem exceção. Vamos lá?
A acentuação ou não da letra “u” se encontra relacionada à separação silábica
BA – Ú
CA – JU
I – TA – Ú
U – RU – BU
JA – Ú
PA – CA – EM – BU
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
Agora, como você pôde perceber, as palavras “baú”, “Itaú” e “Jaú” foram acentuadas. Sabe por quê?
Ora, é simples: porque, de acordo com aquelas mesmas regras, das quais já falamos, as letras “u” e “i” tônicos do hiato são acentuadas quando isoladas na sílaba ou acompanhadas de “s”.
Gostou da brilhante descoberta que fizemos? Agora sim, certamente você não vai ter mais dúvida, não é verdade?
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras