História

Cidade Maurícia em Recife

Saiba o que foi a chamada Cidade Maurícia, criada por Maurício de Nassau.

Quadro de Franz Post (1612-1680), vista da Cidade Maurícia e do Recife

Em meados do século XVII, a capitania de Pernambuco foi colonizada pelos holandeses. Um dos governantes que estiveram à frente da Invasão Holandesa no Brasil foi o príncipe Maurício de Nassau. Em sua estada no Recife, Nassau realizou um processo de urbanização da cidade.

Além disso, na ilha de Santo Antônio, próxima a Recife, Nassau criou uma cidade que levava seu nome, a Cidade Maurícia (ou Mauristaad, em holandês). Esta foi criada de forma a ter traçados geométricos nas quinze ruas da cidade, além da criação de canais.

Com essa proposta de criação do espaço urbano, Maurício de Nassau pretendia construir uma réplica, em Pernambuco, da cidade holandesa de Amsterdã. Belos prédios foram construídos, inclusive dois palácios.

Nassau pretendia também levar parte da população de Recife a morar na Cidade Maurícia, principalmente em razão dos altos aluguéis que eram cobrados na antiga cidade pernambucana. O que faltava eram meios de ligação entre a ilha onde estava a Cidade Maurícia e Recife. Sem os meios de ligação, era difícil estimular as pessoas a mudar, principalmente em virtude de a área comercial da região localizar-se em Recife.

Para resolver esse problema, Maurício de Nassau ordenou a construção de duas pontes: uma que ligava a Cidade Maurícia a Recife e outra ligando a cidade ao continente. Esse projeto foi terminado em 1644. Outras construções também foram realizadas, como a construção de um hospital e um mercado.

Essas medidas mostravam uma preocupação holandesa em urbanizar a colônia, dando outras características ao povoamento colonial, em ums situação diferente da praticada por Portugal.


Por Me. Tales Pinto

Por Escola Kids

Versão completa