Tenho certeza de que você já viu um cartaz por aí, mas você sabe como funciona a linguagem do cartaz? Confira aqui! características!
Você sabia que o cartaz compõe aquela imensa variedade de textos que fazem parte do nosso cotidiano?
Durante nosso percurso pelas ruas, temos a oportunidade de depararmos com vários tipos de cartazes. Porém, nunca paramos para observar a maneira pela qual sua linguagem se constrói.
É um tipo de texto que deverá conter uma comunicação breve, mas com bastante clareza e objetividade, como também imagens ilustrativas que procurem despertar a atenção das pessoas.
Geralmente, os cartazes são fixados em postes, muros e paredes de certos ambientes, onde a intenção é de informar sobre um determinado evento, alertar a população sobre algo e ao mesmo tempo instruí-la, tentar convencer o leitor a adquirir um certo produto, entre outras.
Como o instrumento maior é estabelecer a comunicação, é preciso que haja uma total compreensão sobre aquilo que se pretende dizer. Por esta razão, as letras devem ser escritas em tamanho maior, proporcionando uma total visualização.
São utilizados de acordo com várias situações distintas, como por exemplo, uma campanha publicitária contra prevenção de doenças, combate aos problemas sociais, preservação do meio ambiente, campanhas em prol da solidariedade, incentivo à doação de órgãos, protestos ligados à greve de trabalhadores reivindicando melhoria de salários, e outros.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids