Velocidade de um Veículo

  • Atualmente 4.25/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Velocidade de um Veículo O velocímetro dos carros é responsável pela marcação de velocidade
Por Amanda Gonçalves Ribeiro
PUBLICIDADE

Todos os veículos em movimento desenvolvem certa velocidade, que é medida pelo velocímetro, localizado no painel de todos os veículos motorizados. Em uma viagem, os veículos podem desenvolver várias velocidades, dependendo da qualidade da estrada, da quantidade de carros, dos obstáculos encontrados, entre outras situações. Dessa forma, em uma viagem, podemos calcular a velocidade média desenvolvida no percurso.

Para calcular a velocidade média, precisamos saber a distância entre as cidades e tempo de duração da viagem. Por exemplo, vamos supor que um carro dirigido por uma pessoa gastou 3 horas para percorrer 240 quilômetros. A velocidade média será determinada através da divisão entre a distância e o tempo gasto na viagem. Veja:

Nessa viagem, o carro desenvolveu uma velocidade média de 80 km/h. Ao utilizarmos o cálculo da velocidade média, nessas situações, estamos verificando que esse carro percorreu 80 quilômetros a cada 1 hora de viagem.

Quando o carro está em movimento e olhamos para o velocímetro, o que vemos é a velocidade instantânea do veículo, ela é diferente da velocidade média. Os carros de corrida conseguem chegar a velocidades instantâneas iguais a 200 km/h, 220km/h, entre outras, diferentemente dos carros de passeio que devem respeitar os limites de velocidade de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.




A maioria dos acidentes ocorre devido à
imprudência dos motoristas



Quem desrespeita os limites de velocidades está sujeito a pagamento de multas e pode até perder o direito de dirigir. Essas leis existem para controlar as altas velocidades nas cidades e rodovias, evitando acidentes graves com motoristas, passageiros e pedestres.

Por Marcos Noé
Matemático
Equipe Escola Kids

Avaliação

8.5

    Escola Kids