O abaixo-assinado

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O abaixo-assinado O abaixo-assinado é um gênero textual que reivindica algo
PUBLICIDADE

Imagine que você e seus colegas de classe estivessem solicitando uma reforma na quadra de esportes, pois as aulas de educação física já não têm sido mais as mesmas. Será que apenas uma conversa informal, relatando para a professora o desejo de todos, seria o bastante? Certamente que não, pois ela poderia até se esquecer de levar isso ao conhecimento de uma pessoa que pudesse auxiliá-los a concretizar esse objetivo.

Pois bem, é para essas ocasiões que há um gênero textual específico, direcionado àquelas pessoas que desejam solicitar algo sobre um determinado assunto. Esses desejos podem ser de várias naturezas, ou seja, pedido de mais segurança para o bairro, implantação de um semáforo em lugares onde ocorrem vários acidentes, solicitação de uma área de lazer próxima a uma praça, entre muitos outros. O gênero do qual estamos falando se denomina “abaixo-assinado”, no qual um grupo de pessoas se reúne para expressar seus pedidos, revelando as intenções de uma coletividade. E para que eles possam ser atendidos é preciso enviá-los a uma pessoa que tem poder, autonomia, para tomar alguma decisão, como o prefeito de uma cidade, o comandante da PM (Polícia Militar) e, no caso da reforma, o diretor de sua escola.

Assim sendo, por estarmos nos referindo a mais um gênero, é importante sabermos que ele, semelhantemente a tantos outros que já conhecemos, também se constitui de algumas características. Vamos então conhecê-las?




 

Ele se compõe das seguintes partes:

O vocativo – Nele deve conter o destinatário, isto é, a pessoa para a qual o pedido está sendo enviado. Não se esquecendo de que, como estamos nos dirigindo a uma pessoa mais influente, é necessário utilizarmos o pronome de tratamento adequado, como por exemplo: Senhor, Excelentíssimo Prefeito, entre outros que já são do seu conhecimento.

O corpo do texto – Essa parte se constitui da completa exposição do assunto, cujo objetivo é convencer o destinatário de que temos razão sobre o que estamos dizendo.

E por fim o local, data e assinaturas de todos os participantes.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Avaliação

10.0

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids