O texto teatral

  • Atualmente 3.8/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O texto teatral O texto teatral, além de nos entreter, transmite conhecimentos
PUBLICIDADE

Por certo você já assistiu a várias peças de teatro ou até mesmo já encenou alguma no momento em que apresentava aquele trabalho à sua professora, não é verdade? Trata-se de algo que faz parte do nosso dia a dia, revelando assim sua grande importância, pois, além de nos entreter, ainda nos transmite cultura, ampliando ainda mais nossos conhecimentos.

Em virtude disso, conheceremos agora algumas de suas principais características, visto que, como tantos outros textos, ele também tem muito a nos revelar. Dessa forma, fiquemos bem atentos ao que iremos descobrir.

Há um tipo de texto que já é do seu conhecimento – o narrativo –, ou seja, aquele em que alguém conta uma determinada história e nela há personagens, os fatos ocorrem em um determinado lugar, durante um certo tempo, e que esse alguém faz o papel de narrador, podendo participar da história ou somente “ficar do lado de fora”, apenas nos revelando as novidades. Fantástico, não?!

Pois bem, o texto teatral é semelhante ao narrativo, apresentando algumas “pequenas” diferenças. Vamos ver quais são?

Enquanto que no narrativo há a presença do narrador, no teatro são os próprios atores quem nos contam tudo, por meio de um diálogo constante. Por isso que nossa presença é de extrema importância para eles, pois vivemos ali, juntos, todas as emoções transmitidas. Caso contrário, tudo se tornaria vago, sem sentido.

Além desse aspecto, há ainda outros detalhes, como é o caso do cenário, quase sempre decorado de acordo com o tema que se apresenta no momento; a iluminação, o figurino dos apresentadores; sua expressão corporal, como, gestos, mímica, entre outros; a música e mais uma infinidade de outros elementos.

Na escrita, o texto segue os mesmos padrões do narrativo, isto é, o diálogo é retratado por meio dos sinais de pontuação e são colocados travessões para indicar a mudança das falas dos personagens, como também existem alguns trechos em destaque, normalmente escritos com letras diferentes. Esses trechos não fazem parte das falas, somente servem para indicar alguma mudança de comportamento por parte dos participantes.

Depois de tudo que aprendemos, deu até vontade de irmos ao teatro, sim?
 

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Avaliação

7.6

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids