Importância do esquema

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Importância do esquema O esquema auxilia tanto na leitura quanto na escrita
PUBLICIDADE

Durante nossa trajetória escolar precisamos descobrir meios que nos auxiliem em todos os momentos: seja na compreensão das ideias que um determinado texto quer nos transmitir, seja na produção textual, na apresentação de um trabalho ou até mesmo no momento de estudarmos para as avaliações.

Como você sabe, é fundamental sabermos interpretar a mensagem contida em um texto que, apesar de parecer uma tarefa difícil, torna-se muito simples a partir do momento que adquirimos certas habilidades necessárias a ela. E, para isso, podemos contar com a ajuda de alguns recursos, como é o caso do esquema. Ele é uma ótima ferramenta que nos auxilia na organização das ideias; útil tanto na compreensão quanto na elaboração de textos. Por exemplo, no momento de produzirmos um texto, precisamos recorrer ao nosso conhecimento sobre tudo aquilo que será tratado. No caso de contarmos uma história, temos que “bolar” algo interessante, enfim, nosso pensamento tem de ser organizado passo a passo, para depois começarmos a redigir.
 


Dessa forma, vamos esquematizando cada elemento, cada ideia nova que surgir e, em seguida, formando frases, orações e períodos, distribuindo-os por meio dos parágrafos que cuidadosamente devemos construir, sempre deixando de forma clara aquilo que desejamos transmitir ao leitor.

Agora, quando se pretende interpretar um texto lido, o esquema pode ser comparado à desmontagem de um aparelho, na qual vamos descobrindo como ele funciona e também percebendo que dada peça tem uma função específica. O mesmo acontece com as palavras, ou seja, cada uma delas contribuiu para que a mensagem pudesse ser transmitida da melhor forma, permitindo, assim, um perfeito entendimento entre os interlocutores (a pessoa que escreve e a pessoa que lê).

Diante disso, saiba que de agora em diante você poderá contar com um importante aliado, não somente na disciplina de Língua Portuguesa, mas em todos os textos relacionados a outras, tais como a História, Geografia, Ciências e, acredite!, até a Matemática... Sabe aquele probleminha que você não está conseguindo interpretar? Então, coloque em prática o que aprendeu, desmontando o “quebra-cabeça” e compreendendo como ele é formado e qual o resultado obtido depois de pronto - no caso, a resolução do problema.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Avaliação

-

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids