Como produzir um resumo

  • Atualmente 3.6/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como produzir um resumo O resumo abrange somente as ideias principais do texto
PUBLICIDADE

Uma pergunta que sempre surge no momento de produzirmos o resumo de um texto é quanto ao emprego correto da linguagem utilizada.

Será que devemos apenas relatar as ideias principais com as mesmas palavras do texto? Ou deveremos usar nossas próprias?

Em primeiro lugar, é necessário entendermos o que é realmente um resumo:


 

Resumir um texto significa apontar as ideias principais, utilizando outras palavras, porém com o mesmo sentido, tornando-o mais reduzido.

Caso contrário, será apenas uma colagem de trechos, e isto é considerado incorreto.

Para que o resumo seja construído de maneira correta, algumas dicas lhe ajudarão bastante. É o que veremos a seguir:

* Em primeiro lugar, é necessário fazermos atentamente uma leitura do texto para que possamos entender sobre a mensagem, o assunto que ele nos transmite.

* Em seguida, repetirmos esta tarefa, pois somente de um modo detalhado é que conseguiremos entender o significado das palavras. E caso seja necessário, devemos buscar ajuda no dicionário.

* O terceiro passo é o momento de começarmos a produzir o resumo, retirando as ideias centrais e distribuindo-as através dos parágrafos, onde o final do texto deverá fechar todas as suas ideias levantadas anteriormente.


E é sempre interessante dizer:

Tudo aquilo que iremos escrever é preciso estar claro, para que o leitor entenda perfeitamente o que queremos dizer.

Só lembrando também que o resumo nos auxilia muito no momento de estudarmos para as avaliações, pois no momento em que o produzimos, estamos compreendendo sobre o conteúdo.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Avaliação

7.2

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids