Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Zabivaka: mascote da Copa 2018

Conheça um pouco a respeito do mascote da Copa do Mundo 2018, Zabivaka, e amplie seus conhecimentos sobre o animal que esse mascote representa: o lobo. Neste texto abordaremos um pouco a respeito desse carismático mascote e das características gerais do lobo-cinzento.

Zabivaka é o mascote da Copa do Mundo Rússia 2018 Zabivaka é o mascote da Copa do Mundo Rússia 2018

O mascote oficial da Copa do Mundo 2018, que acontece na Rússia, é um gracioso lobo de nome Zabivaka. O mascote foi escolhido por meio de votação popular e criado pela estudante de Design Ekaterina Bocharova. O nome, Zabivaka, significa “aquele que marca gol”.

O papel de um mascote da Copa do Mundo é garantir a animação do evento e promover esse importante campeonato. A Fifa destaca como atributos desse mascote seu amor pelo futebol, seu charme e confiança, além de ele ser muito divertido.

Zabivaka representa um lobo

Como vimos no início deste texto, Zabivaka é um lobo com características humanas (lobo antropomórfico), amável e divertido. Mas como são os lobos de verdade?

Os lobos são animais bem conhecidos na Rússia. O lobo-cinzento, de nome científico Canis lupus, encontrado nessa região é uma importante espécie e, no passado, já foi considerado a espécie de mamífero mais amplamente distribuída no mundo. Infelizmente, muitos fatores afetam esses animais. Atualmente essa espécie de lobo está extinta em grande parte da Europa Ocidental, México e parte dos Estados Unidos.

Os lobos-cinzentos não são tão amigáveis quanto o Zabivaka. Mesmo assim, eles não costumam atacar seres humanos, sendo essas situações relativamente raras. Ele é carnívoro e alimenta-se, principalmente, de animais como alces, veados, javalis e caribus. Os lobos-cinzentos podem alimentar-se também de gado, carniça e até lixo, possuindo, portanto, uma dieta extremamente variada.

Lobos raramente atacam seres humanos
Lobos raramente atacam seres humanos

Os lobos vivem em grupos (as alcateias) compostos por um par reprodutivo, seus filhotes e alguns adultos que não se reproduzem. Todos os membros da alcateia ajudam nos cuidados com os filhotes, trazendo, por exemplo, alimento quando os pequenos ainda não são capazes de caçar. No primeiro mês de vida, o filhote alimenta-se do leite da mãe e, por volta do oitavo mês, começa a sair com os adultos. Os lobos-cinzentos podem viver até os 13 anos, atingindo a maturidade sexual por volta dos três anos de idade.

Os lobos apresentam uma interessante forma de comunicação: o uivo. Veja algumas funções do uivo:

  1. Pode ser sinal de que algum perigo se aproxima;

  2. Avisar que o território tem dono;

  3. Localizar algum membro da alcateia;

  4. Iniciar ou finalizar uma caçada;

  5. Reforçar as ligações do grupo.

Lobos vivem em grupo
Lobos vivem em grupo

Leia também: Lobo-guará

A ação do homem e os lobos-cinzentos

O homem tem apresentado um papel importante na redução do número de várias espécies em todo o planeta. Isso não é diferente com os lobos. O homem reduz muito a população desses animais quando caça a espécie e destrói seu habitat. A redução das presas também é um fator primordial para a redução dos lobos.

Nesta Copa do Mundo, não tenha uma visão do Zabivaka como apenas mais um mascote. Pense nele como a representação de um animal que, assim como outros, sofre com a ação humana. Preservar é preciso!

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Português

Futebolês

História

História da Copa do Mundo

Ciências

Lobo-guará

Últimos artigos

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.