Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Viagem ou viajem?

Viagem ou viajem? Você sabe responder a essa pergunta? Clique e tire mais essa dúvida da língua portuguesa!

Viagem ou viajem? As duas formas existem e, embora sejam parecidas, devem ser utilizadas em contextos distintos Viagem ou viajem? As duas formas existem e, embora sejam parecidas, devem ser utilizadas em contextos distintos

Você conhece bem a língua portuguesa? Nosso idioma está entre os mais complexos do mundo, mas nem por isso aprendê-lo é uma missão impossível. Somos falantes hábeis, afinal de contas, desde pequenos estamos expostos à linguagem verbal e não verbal. Ninguém vai para a escola para aprender a falar português; vamos à escola para aprender a escrevê-lo corretamente.

Conhecer as regras gramaticais é fundamental para escrever cada vez melhor. Existem algumas dúvidas ortográficas que são recorrentes entre os falantes, entre elas está a correta grafia da palavra viagem. Afinal de contas, qual é a forma correta, viagem ou viajem? Por que será que tanta gente se faz essa pergunta? Existe uma explicação, e o Escola Kids vai mostrar para você qual é o jeito certo de escrever essa palavrinha.

Viagem e viajem existem e ambas estão corretas! Mas se você estiver referindo-se ao substantivo, apenas viagem, com 'g', está correta. Caso esteja referindo-se à forma do verbo viajar conjugada na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do plural do imperativo, apenas viajem, com 'j', está correta. Embora sejam palavras iguais na pronúncia, viagem e viajem são diferentes na escrita, por isso são classificadas como homônimas homófonas.

O substantivo comum viagem é empregado para falar do passeio para um determinado lugar. Também pode ser empregado de maneira metafórica. Observe os exemplos:

A viagem está marcada para o mês de julho.
Durante a viagem as crianças admiraram as nuvens no céu.
Ele pensou ter visto fantasmas, que viagem

O substantivo comum deve ser escrito com 'g' porque existe uma regra da língua portuguesa que afirma que os substantivos terminados em -agem, -igem e -ugem devem ser escritos com 'g'. Veja os exemplos:

Vertigem
Ferrugem
Passagem
Origem
Imagem

Viajem, o verbo conjugado na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do plural do imperativo, deve ser escrito com 'j'. Observe as conjugações:

Presente do subjuntivo:
(Que eu) viaje
(Que tu) viajes
(Que ele) viaje
(Que nós) viajemos
(Que vós) viajeis
(Que eles) viajem
Imperativo:
(Eu) ---
(Tu) viaja
(Ele) viaje
(Nós) viajemos
(Vós) viajai
(Eles) viajem

Isso porque, conforme as regras do nosso idioma, todas as formas verbais dos verbos terminados em -jar devem ser escritas com 'j'. Observe:

Viajar: viajava, viajávamos, viajavas...
Arranjar: arranjava, arranjávamos, arranjavas...
Trajar: trajava, trajávamos, trajavas...

Sendo assim, é importante saber quando e como empregar cada uma das formas, pois, embora sejam vocábulos homônimos, as diferenças entre viagem e viajem devem ser respeitadas. Fique atento e bons estudos!

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Homonímia

Português

Substantivos

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.