Qual matéria está procurando ?

História

História

Revolução Federalista de 1893

Saiba como se desencadeou a Revolução Federalista de 1893 no Sul do país e que motivações estavam por trás dela.

Um dos palcos da Revolução Federalista: o Cerco de Bagé * Um dos palcos da Revolução Federalista: o Cerco de Bagé *

Toda mudança de regime político na história de qualquer civilização do mundo sempre foi passível de contestações e revoltas. No caso do Brasil, a passagem do Império à República, concretizada em 15 de novembro de 1889, produziu uma onda de revoltas contra a ordem republicana nos quatro cantos do país. Você já deve ter ouvido falar na Guerra de Canudos (ocorrida na Bahia) e na Revolta de Contestado (em Santa Catarina).

Pois bem, somada aos conflitos desse período, também tivemos a chamada Revolução Federalista, que eclodiu em 1893, no Rio Grande do Sul, e expandiu-se para o Paraná e Santa Catarina.

Em 1893, o Brasil estava sob o comando do ditador Floriano Peixoto, o segundo presidente do Brasil e o último representante da chamada “República da Espada”. Peixoto, assim como grande parte dos membros do exército brasileiro da época e dos civis que articularam a República, tinha uma simpatia pelo sistema republicano moldado pelos ideais políticos positivistas, isto é, concepção progressista da política e sistema executivo forte.

No Rio Grande do Sul, as ideias positivistas tiveram um terreno fértil. Desde 1889, várias disputas políticas giraram em torno do positivismo, sobretudo em virtude do modo como o líder republicano gaúcho Júlio de Castilhos conduzia a campanha positivista nesse estado, apoiado pela elite tradicional de estancieiros. Contra Castilhos estava o líder liberal, defensor do ideal federalista, Gaspar da Silveira Martins.

Os liberais federalistas contestavam, sobretudo, a Constituição Estadual do Rio Grande do Sul, que sufocava o poder legislativo e dava grande espaço de controle para o poder executivo. O conflito estourou em fins do ano de 1893, quando colunas de maragatos (como eram chamados os federalistas) adentraram o estado de Santa Catarina, associaram-se aos membros da Revolta da Armada e prosseguiram avançando no Sul, invadindo o estado do Paraná e tomando a cidade de Curitiba.

A tentativa revolucionária gerou milhares de mortes, pois contra os combatentes federalistas o governo de Peixoto destinou, além do exército, parte de seus aliados paulistas, que possuíam os combatentes da Força Pública. O conflito estendeu-se até 1895, quando o então presidente civil Prudente de Morais conseguiu entrar em acordo com os revolucionários federalistas.

*Créditos da imagem: Commons


Por Me. Cláudio Fernandes

Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

História

A Cultura do Brasil no Período da República Velha

História

Governo de Floriano Peixoto

História

Guerra de Canudos

História

Guerra do Contestado

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.