Problemas ambientais brasileiros

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problemas ambientais brasileiros O desmatamento é um dos principais problemas ambientais brasileiros
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Nosso país é cheio de belezas naturais, rico em água e biodiversidade. Entretanto, em meio a tantas belezas e recursos naturais, existem vários problemas ambientais que colocam em risco os ecossistemas e a saúde dos homens e de outros seres vivos.

Principais problemas ambientais brasileiros

No Brasil, enfrentamos uma série de problemas ambientais que levam à degradação do meio ambiente. Infelizmente, esses problemas não são exclusivos do nosso país, pois todo o planeta passa por um grande número situações que ameaçam os organismos vivos.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 90% dos municípios brasileiros vivenciam algum problema ambiental. Isso significa que quase a totalidade do Brasil apresenta eventos nocivos ao meio ambiente. Entre os problemas mais relatados, estão as queimadas, o desmatamento e o assoreamento.

Queimadas

As queimadas nada mais são do que uma prática de colocar fogo em uma área. Em geral, a finalidade das queimadas é limpar essa área para a realização de alguma atividade, como plantio, renovação de pastagens ou ainda facilitar a colheita de alguns produtos, como é o caso da cana-de-açúcar. Essa prática, apesar de parecer benéfica e necessária quando falamos de suas finalidades, afeta negativamente o solo e também desencadeia poluição atmosférica.

Desmatamentos

O desmatamento é a retirada total ou parcial dos vegetais de uma área. Essa retirada da camada vegetal pode causar erosões, alterar o regime de chuvas, desencadear o assoreamento dos rios, destruir o habitat de várias espécies, entre vários outros problemas. Geralmente, o desmatamento ocorre para ampliar as cidades e a agropecuária, para a criação de hidrelétricas e para uso da madeira.

Assoreamento

O assoreamento é o processo de acúmulo de detritos em ambientes aquáticos. Esse problema está geralmente relacionado com o desmatamento e as queimadas. A consequência ambiental dessa situação é a obstrução dos cursos de água, destruição do local onde vivem várias espécies e a transformação da água em imprópria para o consumo humano.

São apenas esses os problemas ambientais brasileiros?

Infelizmente, não são apenas as queimadas, os desmatamentos e o assoreamento que afetam o nosso país. Além desses problemas, não podemos deixar de citar a poluição do ar, do solo, das águas e a perda cada vez maior de biodiversidade, ou seja, a redução do número de espécies.

É importante salientar que esses problemas também prejudicam nossa vida e, muitas vezes, são causados por nós mesmos. Quantas vezes não descartamos o lixo de forma inadequada? Essa é uma ação que pode ser considerada inofensiva, entretanto colabora com a poluição do solo e das águas. Assim sendo, devemos repensar nossas atitudes e contribuir para a redução dos problemas ambientais do nosso país.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Avaliação

-

    Escola Kids