Musaranhos

  • Atualmente 4.5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Musaranhos Os musaranhos são pequenos mamíferos com hábitos insetívoros
PUBLICIDADE

Você já ouviu falar sobre os musaranhos? Esses animais são pequenos mamíferos que, de uma maneira geral, possuem uma grande taxa de metabolismo e por isso precisam comer a todo tempo. Algumas espécies podem morrer se ficarem mais de seis horas sem comer.

Infelizmente, no nosso país, não existe nenhuma espécie desse gracioso animal, entretanto, em outras partes do mundo, já foram descritas cerca de 423 espécies. Dentre elas, destaca-se o musaranho-pigmeu (Suncus etruscus), o menor mamífero do mundo, que possui um comprimento de aproximadamente 52 mm.

Os musaranhos geralmente vivem sozinhos e possuem como característica marcante um focinho comprido. A grande maioria possui hábitos noturnos e vive na superfície do solo. Algumas espécies, todavia, são capazes de fazer galerias; outras vivem em cima de árvores e até mesmo em áreas alagadas. Eles alimentam-se principalmente de pequenos insetos e estão incluídos na ordem Insetivora.

Para reproduzir-se, o macho emite sons que atraem a fêmea e há algumas espécies que liberam um odor durante esse período. Após o acasalamento, é comum que os musaranhos briguem, o que pode levar um dos dois à morte. Ao nascerem, após aproximadamente duas semanas do acasalamento, os musaranhos são cegos e bem pequenos, sendo algumas espécies do tamanho de uma abelha.

Observe como algumas espécies de musaranho são pequenas
Observe como algumas espécies de musaranho são pequenas

Para defenderem-se, esses animais liberam uma substância com odor desagradável que acaba desestimulando os predadores. Além disso, alguns musaranhos possuem veneno em sua saliva que é capaz de matar e imobilizar as presas. O veneno, que não é utilizado normalmente para a defesa, e sim para conseguir presas, não é capaz de matar uma pessoa.

Esses lindos animais não apresentam nenhum interesse econômico para o homem, mas assim como todo ser vivo, são importantes para a cadeia alimentar. Graças a seu tipo de alimentação, eles são importantes no controle de insetos. Além disso, os musaranhos são conhecidos na China como espécies que atraem dinheiro e, para os egípcios, tinham importância religiosa.

Curiosidade: O musaranho-arborícola (Ptilocercus lowii) alimenta-se de um néctar produzido por uma palmeira que apresenta alto teor alcoolico. Em três noites, ele consome o equivalente a dois litros e meio de cerveja. Apesar de beber tanto, você acredita que ele não apresenta sinais de embriaguez?


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

9.0

    Escola Kids