Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Pré-sal no Brasil

O pré-sal é uma reserva de petróleo e gás natural encontrada sob uma espessa camada de sal.

por Rafaela Sousa
Inúmeros testes e pesquisas são feitos pela Petrobras para viabilizar a extração e produção do petróleo do pré-sal brasileiro* Inúmeros testes e pesquisas são feitos pela Petrobras para viabilizar a extração e produção do petróleo do pré-sal brasileiro*

O pré-sal descoberto no Brasil constitui uma grande reserva petrolífera e de gás natural localizada em áreas profundas do oceano. Essa reserva situa-se em uma área de três bacias sedimentares: Bacia de Santos, Bacia de Campos e Bacia do Espírito Santo. A descoberta do pré-sal foi muito importante para garantir a autossuficiência brasileira em relação a esse combustível.

Localização, profundidade e características do pré-sal no Brasil

O pré-sal é uma área na qual houve acúmulo de matéria orgânica há milhões de anos. Esse acúmulo resultou do distanciamento dos continentes africano e americano, propiciando a formação de uma camada de sal com cerca de dois mil metros de espessura. As temperaturas na região do pré-sal ficam entre 80 ºC e 100 ºC, além de ser uma área de alta pressão. Isso faz com que as rochas presentes nessa área alterem-se, dificultando o processo de extração do petróleo contido nesses locais.

O pré-sal do Brasil localiza-se no litoral, entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina. Possui cerca de 800 quilômetros de extensão e 200 quilômetros de largura. Está situado a mais de 7 mil metros de profundidade abaixo do nível do mar.

Quem descobriu o pré-sal?

A descoberta do pré-sal no Brasil foi anunciada no ano de 2006 pela Petrobras. Essa empresa estatal confirmou em 2007 a existência de uma grande reserva petrolífera abaixo de uma espessa camada de sal no litoral do estado do Rio de Janeiro.

A Petrobras confirmou em 2007 a descoberta do pré-sal no Brasil, mudando o rumo do desenvolvimento econômico do país.**
A Petrobras confirmou em 2007 a descoberta do pré-sal no Brasil, mudando o rumo do desenvolvimento econômico do país.**

Essa descoberta foi fruto do processo de cooperação entre a Petrobras e empresas internacionais que tinham interesse na exploração de petróleo e de muitos anos de desenvolvimento de tecnologias para garantir a autossuficiência do Brasil em relação a esse combustível fóssil, visto que o país sempre foi dependente da importação desse produto.

Como estava o Brasil quando foi descoberto o pré-sal?

No período em que o pré-sal brasileiro foi descoberto, o Brasil vivia um momento de expansão econômica. O cenário mundial apontava para o aumento da demanda de petróleo. Contudo, a Petrobras passou a se envolver em escândalos de ordem política, o que acabou afetando os investimentos na exploração do pré-sal.

Graças ao seu imenso potencial de produção, apesar dos conflitos, a reserva não deixou de ser atrativa para o mercado investidor. No ano de 2010, a Petrobras iniciou, de fato, o processo de extração do petróleo na Bacia de Campos, mais precisamente no campo Jubarte, no estado do Espírito Santo. O início desse trabalho deu à economia do Brasil uma nova perspectiva.

Exploração do Pré-sal

O pré-sal brasileiro foi dividido em diversos campos para exploração. De acordo com dados do Ministério de Minas e Energia, os principais campos de exploração do petróleo localizam-se na Bacia do Espírito Santo e na Bacia de Santos. Os principais são:

campo Tupi, atualmente conhecido como campo de Lula;

campo Iara;

campo Parque das Baleias.

Na região dessa duas bacias, a Petrobras perfurou 31 poços. A Bacia de Santos é a que detém os poços mais produtivos. Dos dez poços com melhor vazão diária, nove encontram-se nessa bacia. Um exemplo é o campo de Lula, que é atualmente o mais produtivo e apresenta uma média diária de 36 mil barris de petróleo.

A extração de petróleo ocorre por meio de etapas. Acompanhe!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • 1. Primeiro é necessário descobrir onde está o petróleo. Para isso, um navio faz um trajeto no oceano rebocando cilindros de ar que simulam uma explosão, gerando ondas sonoras.

  • 2. Nos navios, há os hidrofones, equipamentos capazes de receber as ondas sonoras e gerar uma codificação, que é transformada em imagens com representações do solo. Por meio dessas imagens, os pesquisadores são capazes de analisar se há petróleo na área.

  • 3. Se há petróleo, inicia-se a perfuração, controlada para que o petróleo não vaze por causa da grande pressão. Para isso, são usadas brocas com pedaços de diamante.

  • 4. A camada de sal que antecede o petróleo é o maior desafio. São feitas perfurações horizontais.

  • 5. Quando o petróleo é alcançado, uma explosão é provocada entre as rochas. Injetam-se gases e líquidos que geram fissuras, pelas quais o óleo pode passar. Ele sobe por causa da pressão interna.

  • 6. Como a temperatura na região em que se encontra o petróleo é diferente da temperatura das águas oceânicas, é usado um tubo com revestimento térmico que liga a plataforma ao poço.

  • 7. O petróleo extraído é processado e armazenado no navio-plataforma e, posteriormente, transportado ao continente.

Qual a importância do pré-sal para o Brasil?

O descobrimento do pré-sal no Brasil coloca o país em uma situação de privilégio, visto que a exploração do petróleo atrai o mercado investidor. Explorar essa reserva significa dar um novo rumo ao desenvolvimento econômico do Brasil, pois estimula investimentos de empresas nacionais e internacionais, impulsiona a produção de tecnologias, estimula a capacitação profissional e a geração de oportunidades de trabalho. Além disso, também resguarda o Brasil em eventuais crises energéticas.

Saiba mais: As principais fontes de energia

Vantagens e desvantagens do pré-sal no Brasil

→ Vantagens

  • O lucro obtido com a exploração do petróleo na área do pré-sal ajudará a melhorar a infraestrutura de todo o país.

  • O Brasil poderá realizar grandes obras sem precisar contar com ajuda financeira de outros países.

  • O preço da gasolina tende a cair.

  • Haverá maior investimento em pesquisas e tecnologias para viabilizar a exploração do petróleo.

  • Muitos empregos serão gerados em indústrias ligadas à exploração e produção de petróleo.

  • Por ser um combustível fóssil, o petróleo não é renovável. O lucro obtido com a exploração, se bem utilizado, pode viabilizar o uso de fontes de energia alternativas no Brasil.

  • O Brasil deixará de importar petróleo e passará a ser um grande exportador, colocando-se em uma posição privilegiada mundialmente.

→ Desvantagens

  • Com a descoberta dessa grande reserva de petróleo e sua consequente abundância no país, haverá aumento também da emissão de gás carbônico para a atmosfera, visto que esse gás é liberado durante a queima desse combustível fóssil. Isso contribuir para o aumento do efeito estufa.

  • Possíveis vazamentos durante a extração do petróleo podem gerar danos irreversíveis à vida marinha.

Leia também: Poluição da água provocada pelo derramamento de petróleo

  • Se o governo brasileiro não souber administrar essa grande descoberta, empresas estrangeiras podem querer parte da reserva, e o petróleo deixará de ser do Brasil.

  • A dependência do uso de combustível fóssil para geração de energia provoca problemas no meio ambiente e, futuramente, pode deixar de ser produzido por ser uma fonte não renovável de energia. Assim, a sociedade entrará em colapso se houver grande dependência do petróleo.

___________________________
*Créditos da imagem: Antonio Scorza / Shutterstock
** Crédito de imagem: Arnaldo Jr. / Shutterstock

Você pode se interessar também

Ciências

Energia não renovável

Ciências

Energia renovável

Geografia

Fontes de Energia

Ciências

Poluição da água causada pelo derramamento de petróleo

Últimos artigos

Brócolis

O brócolis é uma hortaliça que apresenta várias substâncias que são benéficas aos seres humanos, sendo, portanto, um alimento saudável.

Tubarão

O tubarão é um animal do grupo dos peixes cartilaginosos conhecido, principalmente, por sua característica agressiva, entretanto, nem todas as espécies são assim.

Jiboia

A jiboia é uma serpente robusta, encontrada em diferentes tipos de vegetação, que faz parte da família das serpentes que matam suas presas por constrição.

Rio São Francisco

Conhecido carinhosamente como “Velho Chico”, o Rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro e de extrema importância para a Região Nordeste do país.