Diferença entre populoso e povoado

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Diferença entre populoso e povoado Saber a diferença entre populoso e povoado contribui para a compreensão da dinâmica populacional de diversos países.
Por Rafaela Sousa
PUBLICIDADE

A diferença entre populoso e povoado está exatamente na definição desses termos. Empregá-los como sinônimos é um equívoco. Populoso é o conceito que se refere à população total (absoluta) de um determinado lugar, ou seja, ao número de habitantes. Povoado é o conceito usado para designar a densidade demográfica de um local, ou seja, o número de habitantes por quilômetro quadrado (km2).

O que significa populoso?

Populoso designa o lugar/país que apresenta um número elevado de habitantes, portanto, possui uma grande população absoluta. População absoluta refere-se à quantidade total de habitantes de um determinado local.

A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, perdendo apenas para a China.*
A Índia é o segundo país mais populoso do mundo, perdendo apenas para a China.*

Qual é o país mais populoso do mundo?

O país mais populoso é a China. Sua população chega a um total de 1.376.048.943 habitantes. Já o país menos populoso é o Vaticano, que possui uma população que não ultrapassa 1.000 habitantes. É importante dizer que nem todo país considerado populoso é também povoado.

O Brasil, por exemplo, possui uma população absoluta elevada (204.450.649 habitantes), mas em razão da sua extensão territorial e de uma população mal distribuída, ele é pouco povoado, apresentando uma densidade demográfica de 26,4 habitantes por km2.

Densidade demográfica é um índice que mostra a distribuição da população em um dado lugar. Para calculá-la, basta dividir a população absoluta (número total de habitantes) pela área em quilômetros quadrados.

Saiba mais: Quais são os países mais populosos do mundo?

O conceito de populoso refere-se à relação entre o número de habitantes e área do local em km2.
O conceito de populoso refere-se à relação entre o número de habitantes e área do local em km2.

O que significa povoado?

Povoado é o conceito que representa a distribuição da população em um determinado lugar com relação ao número de habitantes (população absoluta) e à área em quilômetros quadrados. Na Demografia, essa relação entre o total de habitantes e a área de um determinado lugar corresponde ao conceito de densidade demográfica.

Sendo assim, um lugar ou país considerado povoado possui uma boa distribuição da população pelo território ou um grande número de pessoas para uma área reduzida. Se esse lugar é considerado muito povoado, significa que há um número elevado de pessoas por quilômetros quadrados. Se for considerado pouco povoado, possui uma distribuição deficiente da população pelo território ou um baixo número de habitantes.

Qual o país mais povoado do mundo?

O país mais povoado do mundo é Mônaco. Com uma população correspondente a 37.731 habitantes e uma área territorial de 2 km2, apresenta uma densidade demográfica em torno de 18.865 habitantes por km2. O país menos povoado é a Mongólia, que apresenta uma população total de 2.959.134 habitantes e uma área de 1.564.120 km2, resultando em uma densidade demográfica de aproximadamente 1,9 habitantes por km2.

Um país populoso é considerado também um país povoado?

Nem sempre um país que apresenta elevado número de habitantes (populoso) é também povoado. Isso depende do tamanho da área do país em questão. O Brasil é um claro exemplo de um país populoso, mas pouco povoado. Apesar de apresentar uma população absoluta grande, acaba por ter um baixa densidade demográfica, visto que possui uma grande extensão territorial e uma população não tão bem distribuída entre as regiões.

A China também é um exemplo interessante, pois é um país populoso e povoado. A população total desse país é a maior do mundo, apresentando uma densidade demográfica em torno de 143,3 habitantes por quilômetro quadrado.

É possível observar casos como o da Holanda, que não é considerado um país populoso (comparado a outros países), apresentando uma população absoluta de 16.924.929 habitantes, mas é considerado povoado, pois possui uma densidade demográfica de 501,9 habitantes por quilômetro quadrado.

A Austrália configura outro tipo de caso: um país que não é considerado nem populoso nem povoado. Possui uma população em torno de 23.968.973 habitantes e uma densidade demográfica correspondente a 3,1 habitantes por quilômetro quadrado.

O Brasil é populoso e povoado?

Com uma população absoluta de 204.450.649 habitantes, o Brasil é considerado um país populoso. Apesar de apresentar um elevado número de habitantes, não possui uma grande densidade demográfica, dada a sua extensão territorial (7.741.220 km2). O total populacional dividido pela área territorial resulta em uma densidade demográfica de 26,4 habitantes por km2.

O Brasil é considerado populoso, mas pouco povoado, apresentando baixa densidade demográfica.
O Brasil é considerado populoso, mas pouco povoado, apresentando baixa densidade demográfica.

Em alguns locais do território brasileiro, como São Paulo e Rio de Janeiro, há um enorme contingente populacional. Já em áreas da Região Norte, há menor concentração de habitantes. Assim sendo, o cálculo da densidade demográfica no Brasil permite dizer que se trata de um país populoso, mas pouco povoado.

Leia mais: Densidade demográfica do Brasil

Países mais populosos do mundo

Segundo dados do IBGE, os países mais populosos do mundo são:

1. China (1.376.048.943 habitantes);

2. Índia (1.31.1050.527 habitantes);

3. Estados Unidos (321.773.631 habitantes);

4. Indonésia (257.563.815 habitantes);

5. Brasil (204.450.649 habitantes).

Países mais povoados do mundo

Segundo dados do IBGE, os países mais povoados do mundo são:

1. Mônaco (18.865 habitantes por km2);

2. Singapura (8.188,16 habitantes por km2);

3. Vaticano (2.272,73 habitantes por km2);

4. Malta (1.308,3 habitantes por km2 );

5. Maldivas (1.212,2 habitantes por km2).

 

________________________
*Créditos de imagem: sladkozaponi / Shutterstock

Avaliação

-

    Escola Kids