Dicas de redação: A criação do título

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dicas de redação: A criação do título Para criar um bom título, você pode abusar da criatividade buscando referências nos livros que leu e filmes a que assistiu!
Por Luana Castro Alves Perez
PUBLICIDADE

Você já parou para pensar no quanto o título da redação é importante? Esse é o primeiro elemento com o qual o leitor tem contato, por isso, é muito importante que ele seja objetivo, preciso e, principalmente interessante, afinal de contas, a primeira impressão costuma marcar bastante, não é verdade?

Quem nunca comprou um livro só porque ficou atraído pelo seu nome? Quantas vezes você, ao navegar pela internet, clicou naquele link só porque achou o título da matéria superinteressante? Muitas, não é verdade? Pois é, por isso nunca substime a importância do título para uma redação. Para ajudá-lo(a) com a elaboração desse importante elemento da estrutura do texto, o Escola Kids preparou cinco dicas de redação que serão úteis no seu dia a dia de estudante. Vamos acompanhá-las? Boa leitura e bons estudos!

Como criar um título?

1. O título deve sintetizar o tema da redação:

Um bom título deve resumir o assunto que será abordado no texto. Para isso, você deve ser objetivo, isto é, nada de criar títulos longos ou que entreguem demais o conteúdo da redação. Dê pistas para o seu leitor, faça com que ele se sinta interessado em ler suas ideias. Se a sua redação for submetida à avaliação, o cuidado deve ser maior ainda, pois um bom título evidencia para o corretor que você entendeu direitinho a proposta sugerida.

2. Nada de frases longas!

As frases longas estão na contramão da objetividade e, conforme vimos na primeira dica, esse é um dos elementos que você deve considerar na hora de criar um título. Para isso, evite ultrapassar uma linha e utilize, no máximo, três palavras. Existem exceções, mas na maioria da vezes essa dica funciona!

3. Seu título não precisa ter verbo

Um título pode ser formado por frases ou expressões, isto é, sentenças que não precisam de um verbo para expressar sentido completo. Nem só de sujeito e predicado vive o título, aposte na criatividade!

4. Criatividade sempre!

Ser criativo na hora de criar um título é muito importante, pois como tratamos na primeira dica, o título é o chamariz para o texto. Se o seu título não for interessante o suficiente, provavelmente o leitor não ficará interessado, e todo o seu trabalho terá ido por água abaixo. A criatividade combina muito bem com as figuras de linguagem, não há nada que impeça você de utilizar esse incrível recurso da língua portuguesa. Além disso, você pode abusar da intertextualidade (crie um diálogo entre o título e os livros que leu, filmes a que assistiu etc.), assim como fazer citações, desde que elas estejam entre aspas, combinado?

5. Ponto final, letras maiúsculas, linha em branco:

O ponto final só deve aparecer em um título se ele for uma oração, isto é, se nele houver um verbo, caso contrário, dispense o sinal. As letras maiúsculas também estão proibidas. Elas só devem ser utilizadas para nomes próprios e na letra inicial do título. A linha em branco é uma questão de estética: muitas pessoas perguntam se devem ou não pular uma linha entre o título e o primeiro parágrafo do texto. Você pode optar, mas pular uma linha deixa o texto, digamos assim, mais organizado e bonito. Contudo, se houver limite de linhas, evite desperdiçá-las, certo?

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Avaliação

-

    Escola Kids