Diabetes

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Diabetes O diabetes é um problema caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Diabetes é uma doença relativamente comum que se caracteriza pela pouca ou nenhuma produção da insulina ou ainda pela ação ineficiente desse hormônio. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, atualmente, no nosso país, mais de 13 milhões de pessoas vivem com esse problema.


O que é insulina?

A insulina é um hormônio produzido no pâncreas por células denominadas células beta. Esse hormônio atua no controle da quantidade de glicose no sangue, garantindo que ela seja captada pelas células.


Causas do diabetes

O diabetes ocorre quando nosso corpo não fabrica insulina, quando sua produção não é suficiente ou quando o corpo não consegue utilizar o hormônio de maneira adequada. Esses problemas podem ser causados por diferentes fatores, como a resistência à insulina (quando nosso corpo não responde de maneira adequada à insulina) e a destruição das células do pâncreas pelo próprio sistema imunológico. Esses problemas fazem com que os níveis de glicose no nosso corpo aumentem, situação conhecida como hiperglicemia.


Tipos de diabetes

Existem três principais tipos de diabetes:

  • Diabetes tipo 1- Esse tipo de diabetes caracteriza-se pela destruição das células beta do pâncreas, que pode ocorrer de duas formas: autoimune e idiopática. Na autoimune, ocorre a presença de anticorpos contra as células do pâncreas, causando sua destruição. Já na forma idiopática, temos a destruição causada por outras formas que não sejam autoimunes, como uso de medicamentos. Nesse caso, o indivíduo não apresenta o hormônio ou apresenta-o em pequena quantidade. Geralmente, esse tipo de diabetes aparece ainda na infância ou adolescência. A forma de tratar esse diabetes é com o uso de insulina, alimentação saudável e atividades físicas.

Leia também: Dicas para uma alimentação saudável


Uma alimentação saudável pode ajudar no controle do diabetes.

  • Diabetes tipo 2- Esse tipo de diabetes acontece quando o corpo não produz quantidade de insulina suficiente ou quando o corpo não consegue utilizá-la de maneira adequada. Esse é o tipo mais comum e, geralmente, manifesta-se em adultos. Normalmente, pode ser controlada com alimentação saudável e atividades físicas.

  • Diabetes Gestacional: O diabetes gestacional acontece como uma complicação comum da gestação. O desenvolvimento desse problema acontece principalmente por alterações hormonais. A placenta produz hormônios que acabam alterando a ação da insulina, reduzindo sua ação. Isso leva ao aumento normal de produção de insulina em consequência desse quadro. Em algumas mulheres, esse processo não acontece, levando a um aumento de glicose no sangue, expondo o bebê a esses índices altos, o que pode acarretar, entre outros problemas, o crescimento excessivo do bebê.


Sintomas do diabetes

Nem sempre é possível perceber que uma pessoa está com diabetes. Entretanto, alguns sintomas são clássicos da doença, tais como: perda de peso, eliminação de grande quantidade de urina, sede excessiva e fome excessiva. O indivíduo pode apresentar ainda fadiga, fraqueza e coceira na pele.


Fatores de risco para diabetes

São conhecidos alguns fatores de risco para o desenvolvimento de diabetes, portanto, é preciso estar atento e fazer consultas médicas periódicas, caso apresente alguns desses fatores. Entre os fatores de risco, podemos citar pressão alta, colesterol alto, obesidade e histórico familiar da doença.


Diagnóstico e tratamento do diabetes

Para saber se uma pessoa apresenta ou não diabetes, será realizado um exame de sangue que visa a avaliar a taxa de glicose no sangue do indivíduo. Quando um exame apresenta valores alterados, o médico solicitará a realização de novos exames para confirmar o quadro.

Avaliação

-

    Escola Kids