Qual matéria está procurando ?

História

História

Constituição de 1988

Clique aqui e acesse o texto que trata a respeito da Constituição de 1988, a sétima Constituição da história do Brasil. Entenda o contexto histórico de elaboração dessa Carta, conhecida como Constituição Cidadã, e veja as conquistas que ela trouxe para o Brasil.

Sessão solene realizada em 5 de outubro de 1988, na qual se promulgou a Constituição Cidadã.* Sessão solene realizada em 5 de outubro de 1988, na qual se promulgou a Constituição Cidadã.*

A Constituição de 1988, texto-base do Brasil, é o documento que estipula direitos e deveres dos cidadãos e dos entes políticos. Escrito durante o processo de redemocratização do Brasil, foi resultado do trabalho da Assembleia Constituinte de 1987. Após sua promulgação, recebeu o nome de Constituição Cidadã.

Resumo

A Constituição de 1988 é a sétima da história do Brasil e foi resultado da redemocratização do Brasil que aconteceu com o fim da Ditadura Militar. Elaborada durante os 20 meses de trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte de 1987, contou com grande participação popular e teve diversas emendas populares e milhões de assinaturas. Seu resultado trouxe grandes avanços para o Brasil: estabeleceu a democracia brasileira e garantiu diversos direitos sociais e liberdades individuais ao cidadão brasileiro.

Antecedentes históricos

A Constituição de 1988 foi resultado do processo de redemocratização do Brasil. Conhecido como Constituição Cidadã, esse documento consolidou a abertura do período democrático do Brasil e é entendido como a manifestação da sociedade brasileira pelo retorno da democracia e da garantia das liberdades individuais.

O Brasil, durante a Ditadura Militar, era regido pela Constituição de 1967, um documento extremamente autoritário que, basicamente, reforçava as normas que haviam sido decretadas pelos Atos Institucionais até aquele momento. A elaboração dessa Constituição foi resultado de um decreto do Ato Institucional nº 4.

À medida que as pautas progressistas e o desejo pelo retorno da democracia avançavam, a Constituição de 1967 sofria maiores questionamentos. Isso ficou evidenciado em um documento importante desse período conhecido como Carta aos Brasileiros. Esse documento foi escrito em 1977 e assinado por diversos intelectuais brasileiros que queriam o retorno da democracia e uma constituição que garantisse isso.

Na década de 1980, a pauta de luta dos brasileiros foi o retorno da eleição direta para escolha do presidente. A mobilização da sociedade para alcançar esse objetivo foi gigantesca e recebeu o nome de Diretas . As manifestações aconteciam em apoio à Emenda Constitucional Dante de Oliveira, que defendia o retorno do voto direto para a eleição presidencial de 1985.

Apesar do engajamento, a emenda foi derrotada por não ter alcançado o mínimo de votos para aprovação. Assim, a mobilização popular converteu-se em apoio à candidatura de Tancredo Neves, político mineiro que buscava ser o primeiro civil a assumir o país desde que os militares alçaram-se ao poder em 1964.

A vitória de Tancredo Neves foi incontestável, mas uma nova frustração aconteceu: pouco antes de sua posse, o presidente foi internado e, pouco tempo depois, faleceu. O vice da chapa de Tancredo, José Sarney, assumiu a presidência e, durante seu governo, foi realizada a Assembleia Constituinte que redigiu a nova Constituição.

Assembleia Constituinte de 1987

A Constituinte que elaborou a Constituição de 1988 foi resultado de eleição geral convocada durante o governo Sarney. O presidente assinou a autorização para a realização da eleição em 28 de maio de 1985. A eleição, por sua vez, aconteceu em 15 de novembro de 1986, e os candidatos eleitos tomaram posse em 1º de fevereiro de 1987.

A partir de fevereiro de 1987, os constituintes iniciaram seus trabalhos, que tiveram como resultado a promulgação da Constituição. Ao longo dos 20 meses, foram debatidos todos os aspectos da Constituição, e as demandas populares – que não foram poucas, por sinal – foram ouvidas e colocadas para serem votadas.

Ao longo dos 20 meses de trabalho da Constituinte, a presença de grupos e organizações populares foi frequente. A intenção dos representantes de diferentes movimentos sociais era garantir a inclusão de direitos no texto da Constituição. A pressão também acontecia como forma de assegurar que os constituintes incluiriam no texto as garantias às liberdades individuais.

O engajamento popular refletiu no fato de a Constituinte ter recebido 122 emendas populares com assinaturas de milhões de brasileiros. Todas as demandas populares foram debatidas pelos 559 constituintes que formavam a Assembleia Constituinte. Tanto os constituintes como a população esperavam que a Constituição fosse o guia da democracia brasileira.

A esperança era de que a Constituição contribuiria para o fortalecimento das instituições fundamentais para a sustentação da democracia no Brasil. Haviam aqueles que, como o presidente José Sarney, afirmavam que o texto que estava sendo escrito tornaria o país ingovernável. Já o presidente da Constituinte, Ulysses Guimarães, afirmava o contrário: que a Constituição seria a guardiã da governabilidade do Brasil|1|.

Ao longo dos trabalhos da Constituinte, enquanto as pautas progressistas avançavam, uma reação conservadora surgiu a partir do lobby de grupos interessados em barrar os debates a respeito da reforma agrária. Dessa reação, surgiu o grupo conhecido como “Centrão”.

O texto final da Constituição foi promulgado em 5 de outubro de 1988 após discurso solene do presidente da Constituinte, Ulysses Guimarães.

Acesse também: Conheça a história da primeira Assembleia Constituinte do Brasil

Conquistas da Constituição

A Constituição de 1988 é a sétima do Brasil (as outras foram de 1824, 1891, 1934, 1937, 1946 e 1967) e é considerada a mais avançada e democrática da história brasileira. É vista como o marco que inaugurou o atual período democrático do Brasil e como responsável por trazer grandes avanços nas questões dos direitos sociais e das liberdades individuais.

A Constituição de 1988 foi a responsável por reconhecer as culturas indígena e afro-brasileira como partes integrantes da cultura nacional. Além disso, foi responsável por garantir a liberdade de imprensa, por garantir aos indígenas o direito de preservar sua cultura e por garantir a igualdade legal entre homens e mulheres (questão que ainda deve ser melhorada na prática).

Os ganhos relacionados aos direitos sociais e às liberdades individuais são sem precedentes na história do Brasil. Apesar disso, o texto também sofre críticas. Existem aqueles que fazem críticas ao tamanho do texto e criticam-no por abordar questões que, teoricamente, não são de responsabilidade da Constituição.

|1| Os 20 anos da Constituição de 1988. Para acessar o vídeo, clique aqui.

*Créditos da imagem: Arquivos do Senado, da Câmara e da Agência Brasil


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

História

Assembleia Constituinte de 1823

História

Assembleia Constituinte de 1987

História

Diretas Já

História

Ditadura Militar no Brasil

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.