Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Consequências da destruição de habitat

Conheça as consequências da destruição de habitat e entenda a importância das áreas de conservação para as espécies que ali vivem.

Ao destruir habitat, forçamos as espécies que ali vivem a procurar um novo local para sobreviver Ao destruir habitat, forçamos as espécies que ali vivem a procurar um novo local para sobreviver

Habitat é o local onde determinado ser vive e desenvolve-se, ou seja, é a região onde um organismo encontra as condições alimentares e climáticas adequadas para a sua sobrevivência. Cada organismo vive em um habitat específico, sendo raros os casos de organismos que sobrevivem nos mais variados ambientes. Sendo assim, podemos perceber facilmente que a destruição de habitat afeta diretamente a vida de uma espécie.

A destruição e a fragmentação do habitat

A destruição de um habitat acontece quando grandes transformações ocorrem em um ambiente. Geralmente os principais fatores que causam a destruição de um habitat são o desmatamento, queimadas, pecuária, agricultura e a ocupação humana.

Imagine, por exemplo, uma linda lagoa que serve de habitat para várias espécies de peixes. Ao lançar poluentes, modificamos as condições daquele local, alterando, portanto, o habitat natural. Os peixes que ali viviam agora não encontram mais as condições adequadas para a sua sobrevivência e acabam morrendo.

Além da destruição do habitat, não podemos deixar de citar o problema da fragmentação desses ambientes. Algumas vezes, as atividades humanas provocam reduções de áreas naturais e sua separação. Um exemplo é a Mata Atlântica, que hoje se encontra em pequenas áreas espalhadas. Entre as áreas de Mata, há, geralmente, pastagens e grandes plantações.

Destruição do habitat e a vida selvagem

Ao destruir um habitat e fragmentá-lo, há a diminuição das espécies do local e, em alguns casos, até a eliminação total. Sem alimento e sem abrigo, muitas espécies passam a buscar novos locais para viver. A questão é que, nessas novas áreas, os recursos nem sempre são suficientes, existem predadores e o ser humano pode não permitir o estabelecimento daquela espécie. No caso das plantas, o problema é ainda maior, uma vez que não podem procurar por novas áreas.

Como exemplo da relação entre a destruição do habitat e a sobrevivência de uma espécie, podemos citar o caso das tartarugas marinhas. No processo de desova, as tartarugas voltam à praia para deixar seus ovos. Infelizmente, muitas vezes, a ocupação do litoral, ou seja, a destruição daquele ambiente, impede a desova, ameaçando, portanto, a reprodução desses animais.

A importância das unidades de conservação

As unidades de conservação são áreas de proteção que visam à preservação de aspectos naturais de um dado ambiente. Podemos dividir as unidades de conservação em dois grupos: as unidades de proteção integral e as unidades de uso sustentável.

Nas áreas de proteção integral, não se pode utilizar nenhum dos recursos, sendo possível realizar apenas atividades de educação ambiental e pesquisas, por exemplo. As unidades de uso sustentável, por sua vez, permitem o uso de seus recursos, mas de maneira consciente. Essas unidades de conservação são essenciais para a sobrevivência de várias espécies, uma vez que evitam a caça e a pesca predatórias, desmatamento e queimadas, por exemplo.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Geografia

Agricultura

Ciências

Coala

Geografia

Desmatamento: causas e consequências

Ciências

Ecologia

Últimos artigos

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.