Viroses

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Viroses Toda a doença causada por vírus é denominada virose
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

É comum irmos ao médico e sermos diagnosticados com uma virose, não é mesmo? Mas, afinal, o que é uma virose? Trata-se de uma doença grave?

→ O que são viroses?

Virose é o nome dado a qualquer doença causada por vírus, organismos sem células que não possuem metabolismo próprio. As viroses, portanto, não são uma doença específica, e sim um nome genérico usado para denominar várias doenças. Como exemplo de viroses, podemos citar a gripe, a dengue, a febre amarela e a AIDS.

→ Se as viroses não são uma doença específica, por que somos diagnosticados dessa forma?

Normalmente, quando um médico diagnostica-nos com uma virose, ele está referindo-se a uma doença que se caracteriza por desencadear sintomas como vômito, febre e diarreia. Esses sintomas são comuns em doenças causadas por vírus e, apesar de não saber com absoluta certeza qual vírus é o responsável, o tratamento costuma ser o mesmo: repouso e hidratação.

Em média, uma virose cura-se em cinco dias, ou seja, menos de uma semana, tempo muito curto para a análise em laboratório do agente causador. Diante da cura rápida, os médicos geralmente não recomendam exames, pois, provavelmente, o resultado só estaria disponível após a cura do paciente.

Entretanto, é importante destacar que o diagnóstico de virose apenas é dado sem profundas análises quando os sintomas são leves e geralmente o problema está relacionado a infecções do trato respiratório ou gastrointestinal. Em casos mais graves, em que há risco de saúde para aquela pessoa e para aquelas que a cercam, uma avaliação profunda do agente causador deverá ser realizada.

→ As viroses são doenças graves?

As viroses podem ou não ser graves, e isso deve depender do vírus causador do problema. A grande maioria das doenças causadas por vírus não causa grandes danos ao corpo e, de uma maneira geral, costuma ser curada sem a necessidade do uso de medicamentos.

→ Exemplos de viroses comuns

São vários os exemplos de viroses existentes, merecendo destaque as viroses respiratórias como a gripe e os resfriados e as viroses gastrointestinais, como é o caso do rotavírus. Não podemos esquecer ainda de algumas importantes viroses que podem causar complicações graves, como é o caso das meningites, e uma virose bastante comum no nosso país, como a dengue.

Avaliação

-

    Escola Kids