Verbos reflexivos

  • Atualmente 4.2/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Verbos reflexivos Consideram-se como verbos reflexivos aqueles cuja ação volta para o próprio sujeito
PUBLICIDADE

Verbos impessoais, verbos pronominais, verbos de ligação, puxa! Quantas classificações já apreendemos até aqui, não é verdade? Pois bem, amiguinhos usuários, perceberam quão recheada de particularidades é a língua que falamos? Sim, a cada encontro que temos, parecem aparecer mais e mais, mas não se assuste, pois isso comprova o quanto o nosso conhecimento está caminhando para se tornar ainda mais avançado, concorda?

Ah! E não somente essa vantagem, ainda temos de concordar que tudo isso contribui para que nossas habilidades no momento da linguagem escrita estejam ainda mais reforçadas, sim? Então, depois de concordarmos com todas essas colocações, vamos adiante, conhecendo, a partir de agora, mais uma categoria dessa nossa amiguinha classe gramatical representada pelos verbos – os chamados verbos reflexivos.

Ao falarmos sobre eles, parece que uma vaga noção dá sinais de vida e logo faz com que entendamos que o termo “reflexivos” pode ter certa semelhança com o verbo refletir. Ora, como somos espertos, não é que acertamos em cheio? Essa é exatamente a ideia, pois quando se trata de um verbo reflexivo, essa classificação está querendo dizer para nós que a ação, praticada pelo sujeito, reflete nele mesmo, isto é, no próprio sujeito. Mas agora, para que tudo fique bem esclarecido, não há nada melhor que analisarmos um exemplo, quer ver?

Classificam-se como verbos reflexivos aqueles em que a ação reflete no próprio sujeito
Classificam-se como verbos reflexivos aqueles em que a ação reflete no próprio sujeito

A garota se feriu com o objeto pontiagudo.

Ora, é simples, vamos analisar: quem praticou a ação foi a garota, assim, você concorda que a ação voltou para ela mesma, ou seja, além de pegar, tocar o objeto, ainda ficou ferida? Não nos esquecendo de que, como podemos perceber, antes do verbo aparece um pronome pessoal oblíquo, notou? Dessa forma, devemos concordar que além desses aspectos, ou seja, aqueles que fazem com que o verbo se torne reflexivo, ele aparece acompanhado desse pronome. Então, lembre-se sempre desses detalhes, sim?

Relembrando, temos que “verbo reflexivo” é aquele que a ação volta para quem a praticou, ou seja, para o próprio sujeito.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Avaliação

8.4

    Escola Kids