Umidade do ar

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Umidade do ar A umidade é a água na forma gasosa existente no ar
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

Você pode até não conseguir ver, mas diante dos seus olhos tem água. É isso mesmo, tem água diante de você! Mas é claro que não é a água na forma líquida, e sim na forma gasosa, contida no ar que você está respirando nesse momento. A quantidade de gotículas de água presente na atmosfera é chamada de umidade do ar.

A umidade do ar é um elemento muito importante, pois auxilia a nossa respiração. Tanto é que, quando os índices de umidade caem muito em algumas localidades, algumas pessoas começam a sentir os efeitos do ar muito seco, como a respiração dificultada. Além de interferir na nossa saúde, ela também exerce uma grande influência sobre o clima.

Mas para entender isso, primeiro precisamos compreender outro conceito: o de amplitude térmica. Esse termo designa a variação de temperatura, ou seja, a diferença entre a maior e a menor temperatura de uma determinada localidade em um período de tempo.

Por exemplo: suponha que hoje, na sua cidade, a menor temperatura tenha sido de 18ºC e a maior de 28ºC. A diferença entre as duas temperaturas é de 10ºC. Isso significa que 10ºC é o valor da amplitude térmica da cidade, ou seja, o quanto a temperatura variou ao longo do dia.

Nesse sentido, a umidade do ar interfere no clima alterando a amplitude térmica em uma relação inversa, isto é, quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica e, do mesmo modo, quanto menor for a umidade, maior será a amplitude. Em outras palavras, quanto mais umidade o ambiente apresentar, menor será a variação das temperaturas ao longo do tempo.

Em áreas de deserto, por exemplo, as temperaturas variam muito (o que também tem influência da temperatura da areia). Como a umidade dessas áreas é muito baixa, não há nada que conserve as temperaturas, que chegam a apresentar uma variação de 50ºC entre o dia e a noite. Já em locais muito úmidos – a exemplo da Floresta Amazônica –, as temperaturas mantêm-se por mais tempo conservadas, variando, no máximo, 3ºC ou 4ºC ao longo do dia.

Áreas desérticas, por terem o ar mais seco, chegam a apresentar 50ºC durante o dia e 0ºC à noite
Áreas desérticas, por terem o ar mais seco, chegam a apresentar 50ºC durante o dia e 0ºC à noite

Já na região da Amazônia, a variação das temperaturas é baixa, com média de 30ºC o dia todo
Já na região da Amazônia, a variação das temperaturas é baixa, com média de 30ºC o dia todo


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Avaliação

10.0

    Escola Kids