Teoria de Oparin e Haldane

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Teoria de Oparin e Haldane Na Terra primitiva, a atividade dos vulc√Ķes era ampla
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

A origem das primeiras formas de vida é uma questão que intriga a humanidade há muito tempo. Várias teorias surgiram para tentar explicar o surgimento dos organismos, mas nenhuma foi 100% aceita pelos cientistas.

Uma dessas teorias que tentam explicar a origem da vida é a que foi proposta pelo biólogo John Burdon S. Haldane (1892-1964) e pelo bioquímico Aleksandr I. Oparin (1894-1980) na década de 1920. Segundo esses autores, a origem da vida é resultado de uma evolução química.

→ A teoria de Oparin e Haldane

A teoria proposta por Oparin e Haldane, de forma independente, dizia que moléculas orgânicas simples, como aminoácidos, açúcares e bases nitrogenadas, foram formadas a partir de compostos inorgânicos que se combinaram. Estruturas complexas foram formando-se até que a vida surgiu.

Segundo esses autores, há cerca de 2,5 bilhões de anos, a Terra iniciou seu resfriamento e rochas foram sendo formadas. Nesse período, a atmosfera era composta basicamente de amônia, metano, hidrogênio e vapor d'água. Esse vapor começou a condensar-se, dando origem ao ciclo da água, com a formação de chuvas.

Nesse período também havia muitas descargas elétricas, que atuaram sobre as moléculas presentes na atmosfera. Além das descargas, radiação ultravioleta também agia sobre essas moléculas. A ação desses dois fatores fez com que surgissem novas moléculas, tais como os aminoácidos, que são as unidades formadoras de proteínas.

Com o tempo, formaram-se mares, lagos e lagoas, que passaram a acumular os compostos orgânicos que eram formados. Nesses ambientes surgiram estruturas chamadas de coacervados, isto é, um aglomerado de moléculas proteicas. Essas estruturas desenvolveram a capacidade de se duplicar, ou seja, de formar outros indivíduos. Surgiam, então, os primeiros seres vivos.

Assim sendo, podemos dividir essa teoria, que ficou conhecida como teoria dos coacervados, em três pontos principais:

1- Formação de moléculas orgânicas;

2- Formação dos coacervados;

3- Evolução para organismos capazes de se reproduzir.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0

    Escola Kids