Sumérios

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sumérios Representação em pedra dos Anunnaki, deuses sumérios, e de registros em escrita cuneiforme
Por Daniel Neves Silva
PUBLICIDADE

Os sumérios eram um povo que se estabeleceu na Mesopotâmia a partir de 5000 a.C., ao sul dessa região. Eles foram considerados o primeiro povo a fixar-se de forma sedentária com a fundação de suas cidades. Atribui-se a eles grandes construções e a invenção da primeira forma de escrita da humanidade.

Sumérios

Os sumérios estabeleceram-se na Mesopotâmia – região que corresponde principalmente ao Iraque hoje – em razão da fertilidade do solo, propiciada pelas cheias dos rios Tigre e Eufrates. A instalação de maneira sedentária fez com que os sumérios fundassem inúmeras cidades nesse território, como Ur, Uruk, Eridu, Nippur etc.

As cidades da Suméria possuíam como característica principal a organização em cidades-estado. Isso significa que elas eram entidades autônomas, com administração, rei, leis e um deus patrono próprios. Por causa dessa independência entre suas cidades, conclui-se que os sumérios não organizaram um império centralizado como outros povos mesopotâmicos (os acádios, por exemplo). Por isso, era comum que as cidades sumérias travassem conflitos entre si por questões relacionadas, por exemplo, ao domínio das melhores terras.

Atribui-se aos sumérios o feito de ter realizado grandes construções na região, o que lhes garantia melhor qualidade de vida. Entre essas construções, destacaram-se as obras relacionadas aos rios Tigre e Eufrates: barragens para conter as cheias dos rios, canais de irrigação, reservatórios etc. Acredita-se também que os sumérios estão relacionados com o desenvolvimento de melhores técnicas de cultivo agrícola e com a criação da roda.

Outras grandes construções atribuídas aos sumérios foram os templos conhecidos como zigurates, construídos, em geral, para os deuses. Os historiadores acreditam que a Torre de Babel, por exemplo, se de fato existiu, provavelmente tratava-se de um zigurate. Cada grande cidade suméria possuía uma dessas construções dedicada ao deus patrono.

Nas cidades sumérias, desenvolveu-se uma característica que se tornou comum em todo o mundo: a desigualdade social. Com o crescimento das cidades sumérias, formou-se uma elite econômica que possuía uma condição privilegiada e que vivia à custa da exploração dos camponeses, por exemplo.

O grande feito dos sumérios foi a criação da primeira forma de escrita da humanidade, conhecida como cuneiforme. Ela consistia em uma escrita pictográfica, ou seja, símbolos que representavam palavras, e era registrada por um objeto pontiagudo em um bloco de argila. Esses blocos eram levados ao forno para tornar permanente o registro escrito.

A escrita cuneiforme foi desenvolvida por volta de 3000 a.C. e foi criada com o objetivo de manter um controle sobre questões que envolviam principalmente a contabilidade do palácio, o controle de entrada e saída de mercadorias do comércio e da produção agrícola. Os povos mesopotâmicas posteriores aos sumérios apropriaram-se da escrita cuneiforme.

A partir de 2200 a.C., os sumérios foram conquistados pelos acádios, um povo que habitava a região central da Mesopotâmia. Assim, houve o surgimento do Império Acádio, que herdou inúmeros elementos da cultura dos sumérios. Esse império deixou de existir por volta de 2000 a.C., com os ataques de gútios e elamitas. A cultura suméria existiu na região até por volta de 1600 a.C.

Avaliação

10.0

    Escola Kids