Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Sistema locomotor

O sistema locomotor é o responsável pela nossa locomoção, sendo constituído pelo esqueleto e pelos músculos esqueléticos. Esse sistema é, portanto, formado por dois sistemas: o sistema esquelético e o sistema muscular. Problemas que os afetam causam impacto negativo na nossa vida, desencadeando, por exemplo, dores e dificuldade para realizarmos nossas atividades diárias.

Leia também: O dente é um tipo de osso?

Sistema locomotor

O sistema locomotor é formado por dois componentes: o sistema esquelético e o sistema muscular. Esses dois sistemas atuam juntos, uma vez que os ossos servem de local de fixação para a musculatura esquelética do nosso corpo. A seguir, conheceremos um pouco mais a respeito deles:

O sistema locomotor é formado pelos sistemas esquelético e muscular.
  • Sistema esquelético

O sistema esquelético é formado pelo esqueleto humano, o qual é composto por 206 ossos. Na extremidade dos ossos chamados de longos, podemos observar a presença também de cartilagem. O esqueleto humano pode ser dividido em duas regiões: esqueleto axial e esqueleto apendicular.

O esqueleto axial é formado por 80 ossos e é composto pelos ossos que formam a cabeça, a caixa torácica e a coluna vertebral. O esqueleto apendicular, por sua vez, é formado pelos 126 ossos que compõem os membros superiores e inferiores e as cinturas escapular e pélvica. A chamada cintura escapular garante que os membros superiores conectem-se ao esqueleto axial, enquanto a pélvica  garante a conexão dos membros inferiores a esse esqueleto. Caso queira aprofundar-se no tema deste tópico, leia: Sistema esquelético.

Classificação dos ossos

Os ossos que compõem o esqueleto humano podem ser classificados de acordo com a relação existente entre seu comprimento, espessura e largura. Os ossos chamados de longos são aqueles que apresentam um grande comprimento: um exemplo é o fêmur, o maior osso do nosso corpo. Temos também os ossos chamados de curtos, aqueles que apresentam pouco comprimento, sendo similares seu comprimento, largura e espessura: um exemplo são os ossos do carpo, que formam o nosso punho. Por fim temos os ossos chatos, que apresentam pouca espessura: podem ser encontrados formando a nossa caixa craniana.

Observe no desenho alguns dos ossos que formam o esqueleto humano.
Observe no desenho alguns dos ossos que formam o esqueleto humano.

Articulações

Os ossos que compõem o nosso corpo estão unidos por meio das articulações. De acordo com o grau de movimento permitido pelas articulações, podemos classificá-las em móveis, semimóveis e imóveis. As articulações móveis permitem grande movimentação e podem ser encontradas, por exemplo, no ombro e no joelho. As imóveis não permitem movimentação e podem ser encontradas formando o crânio. Temos ainda as semimóveis, que apresentam uma movimentação, porém ela é limitada; são observadas nas vértebras da coluna.

  • Sistema muscular

O sistema muscular é formado pelos músculos que compõem o nosso corpo. Eles constituem de 40% a 50% do peso do nosso organismo e atuam em diferentes funções, garantindo, por exemplo, a nossa movimentação bem como a passagem dos alimentos pelo nosso sistema digestório, a passagem da urina pelo sistema urinário e a nossa respiração.

Leia também: Tecido muscular, responsável por formar nossos músculos

Classificação dos músculos

Os músculos podem ser classificados em três tipos: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo não estriado. Os músculos não estriados são encontrados nos nossos órgãos internos, como vasos sanguíneos, esôfago e bexiga. Eles apresentam uma contração involuntária, ou seja, sua contração ocorre independentemente da nossa vontade. O músculo estriado cardíaco está presente em nosso coração e também apresenta contração involuntária.

Os músculos estriados esqueléticos estão conectados aos nossos ossos. São eles que permitem, portanto, nosso deslocamento. A contração desses músculos é voluntária, ou seja, acontece por meio do nosso comando. Os músculos estriados esqueléticos estão conectados aos ossos por tendões, que são formados por tecido conjuntivo.

A maioria desses músculos está ligada a dois ossos e sua contração garante a movimentação dessas estruturas. Geralmente eles não trabalham sozinhos e sim em conjunto para garantir-se a movimentação. No nosso braço, por exemplo, para que ocorra a sua flexão, é necessário que o bíceps contraia-se e o tríceps relaxe. Para a extensão do braço, observamos o contrário, sendo fundamental que o bíceps relaxe e o tríceps contraia-se. Dizemos, nesses casos, que os músculos apresentam movimentos antagônicos.

Observe na figura o movimento antagônico realizado pelos bíceps e tríceps.

Importância do sistema locomotor

O sistema locomotor é responsável pela movimentação e deslocamento do nosso corpo. Além disso, ele garante sustentação de partes moles do corpo e proteção de órgãos internos. Nosso esqueleto funciona ainda garantindo a produção das células sanguíneas e servindo de local para armazenamento de sais.

Leia também: 10 curiosidades sobre o esqueleto

Problemas que afetam o sistema locomotor

O sistema locomotor pode ser afetado por diferentes fatores, tais como postura inadequada, alimentação deficiente ou mesmo prática de atividades físicas de maneira incorreta. Alguns dos problemas que o afetam são:

  • Desvios posturais: a má postura pode levar a problemas como hiperlordose (curvatura acentuada na região lombar), hipercifose (curvatura acentuada na região torácica, formando a famosa corcunda), e escoliose (curvatura lateral da coluna).
  • Osteoporose: essa doença é caracterizada pela perda de massa óssea, que deixa os ossos fracos e mais sujeitos a fraturas. Acomete, principalmente, pessoas idosas e, com maior frequência, mulheres após a menopausa. Baixa ingestão de cálcio na alimentação durante a vida pode estar relacionada com essa doença.
  • Distensão muscular: quando um músculo é submetido a um estiramento excessivo e ocorre a ruptura de fibras musculares. Apesar de ser comum em pessoas que praticam esportes, também pode ocorrer durante atividades do dia a dia, quando submetemos nosso músculo a um grande esforço.

Exercício sobre o sistema locomotor

Para verificar o que você aprendeu sobre o tema, preparamos uma cruzadinha que você deverá responder utilizando-se dos conhecimentos adquiridos neste texto. Preparado(a)?

Cruzadinha do sistema locomotor
Cruzadinha do sistema locomotor

Respostas:

  1. A caixa torácica faz parte do esqueleto axial ou apendicular? Resposta: Axial
  2. Que tipo de articulação é encontrada entre as vértebras? Resposta: Semimóvel
  3. O fêmur é um osso longo, curto ou chato? Resposta: Longo
  4. Exemplo de músculo estriado esquelético. Resposta: Bíceps
  5. Que tipo de contração é observada no músculo estriado cardíaco? Resposta: Involuntária
  6. Qual o nome do maior osso do corpo? Resposta: Fêmur
  7. Que tipo de articulação é encontrada no joelho? Resposta: Móvel
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Articulações

Ciências

Coluna vertebral

Ciências

Corpo humano

Ciências

Corpo humano

Últimos artigos

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.

Manto terrestre

O manto terrestre é uma camada, constituída pelo magma, muito dinâmica da Terra. Situado entre a crosta e o núcleo, ocupa aproximadamente 84% do volume total do planeta.

Altitude

A altitude é a distância vertical entre um ponto na superfície da Terra e o nível do mar, sendo uma medida importante para a caracterização do relevo de uma área.

Área do cubo

A área do cubo é a medida da superfície desse poliedro. A área da base, a área lateral e a área total do cubo estão relacionadas à área do quadrado.