Silabada

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Silabada A prosódia é a parte da fonética que estuda a pronúncia correta das palavras. Quando confundimos a tonicidade das sílabas, cometemos uma silabada
Por Luana Castro Alves Perez
PUBLICIDADE

 Que a língua portuguesa é cheia de regrinhas você já sabe, não é mesmo? São tantas que frequentemente nos confundimos, aí é erro na certa! Para evitar errinhos indesejados, a melhor dica é estudar a nossa Gramática para ficarmos cada vez melhores nas modalidades escrita e oral.

A Gramática aborda vários aspectos, inclusive aqueles que dizem respeito aos sons das palavras, que são estudados pela Fonética. Dentro da Fonética está a prosódia, que trata do correto conhecimento da sílaba predominante, ou seja, da chamada sílaba tônica. Quando não sabemos qual é a sílaba tônica da palavra, e isso acontece principalmente com os vocábulos que não recebem nenhum acento gráfico, podemos cometer um erro conhecido como silabada. Mas o que é silabada?

A silabada é uma alteração indevida no acento tônico da palavra — no seu número de sílabas e em seus fonemas constitutivos — que acarreta um erro de pronúncia. Por desconhecermos a palavra, acabamos cometendo um erro de prosódia ao confundirmos a posição da sílaba tônica. Para testar se você já foi uma vítima da silabada, leia as palavras abaixo em voz alta:

Circuito

Gratuito

Fluido

Rubrica

Ibero

Avaro

Filantropo

Sutil

Opção

Arquetipo

Interim

Prototipo

Pudico

Leu? Que tal saber se você acertou ou errou? Observe como as palavras acima devem ser pronunciadas corretamente:

Circuito e não circuíto

Gratuito e não gratuíto

Fluido e não fluído

Rubrica e não rúbrica

Ibero e não íbero

Avaro e não ávaro

Filantropo e não filântropo

Sutil e não sútil

Opção e não opição

Arquétipo e não arquetipo

Ínterim e não interím

Protótipo e não prototípo

* Pudíco e não púdico

*Lembrando que a palavra pudico recebeu o acento na segunda sílaba apenas para ilustrar sua tonicidade.

E aí, passou no teste? Todas as palavras acima, quando mal pronunciadas, são exemplos de silabada. É preciso tomar bastante cuidado para não desrespeitar o acento tônico dos vocábulos e assim evitar esse vício de linguagem tão corriqueiro.


Por Luana Castro
Graduada em Letras
 

Avaliação

-

    Escola Kids