Predicativo do sujeito

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Predicativo do sujeito O predicativo do sujeito se define por aquele termo que atribui ao sujeito uma característica por meio de um verbo de ligação
PUBLICIDADE

 

Para que você possa compreender perfeitamente o assunto que iremos tratar a partir de agora, convido-o (a) a retomar alguns conhecimentos retratados por meio dos textosConhecendo um pouco mais as características do predicado” e “Verbos de ligação”.

Dando continuidade ao nosso aprendizado, um aspecto considerado senão o mais importante, em se tratando do predicativo do sujeito, diz respeito à predicação do verbo, ou seja, ele somente ocorre com verbos de ligação, isto é, aqueles que indicam o estado de ser do sujeito. Assim, observando os exemplos que seguem, temos:

O predicativo do sujeito atribui ao sujeito uma característica
O predicativo do sujeito atribui ao sujeito uma característica

A garota é bela.

Mamãe está contente.

O professor ficou furioso.

Os alunos permaneceram calados. 

Em todos os exemplos constatamos a presença do sujeito, representado pelo elemento que se encontra sublinhado, bem como constatamos os termos que têm a função de qualificar esse sujeito, os quais se encontram destacados na cor diferente, uma vez representados por: bela, contente, furioso e calados.

Voltando a recordar o que já aprendemos, cabe afirmar que todos eles se caracterizam como adjetivos, os quais pertencem às dez classes gramaticais. Portanto, trata-se do predicativo do sujeito, que nada mais é do que o elemento que liga o sujeito a uma qualificação (característica) por intermédio de um verbo de ligação.

Reafirmando, temos que o predicativo do sujeito somente ocorre com verbos de ligação e qualifica-se como o termo que atribui uma característica ao sujeito.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

 

Avaliação

10.0

    Escola Kids