Por que o Mar Morto possui esse nome?

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que o Mar Morto possui esse nome? O Mar Morto Ă© um belo ponto turĂ­stico
Por Rodolfo F. Alves Pena
PUBLICIDADE

O Mar Morto está localizado no Oriente Médio, mais precisamente na fronteira entre Israel, a Palestina e a Jordânia, e é abastecido, em maior quantidade, pelo Rio Jordão. É um dos principais pontos turísticos da região e do mundo, pois as suas águas são consideradas, por muitos, como medicinais. Ao todo, o Mar Morto possui uma área de 650 quilômetros quadrados.

Mas por que o mar morto possui esse nome?

A origem do nome do Mar Morto deve-se ao fato de esse mar não oferecer condições para a manutenção de espécies de seres vivos, tanto animais quanto vegetais. Por isso, na impossibilidade de haver vida, diz-se que ele é morto.

Isso acontece em razão da elevada quantidade de sal — muito maior do que em qualquer corpo de água do planeta. Essa ocorrência resulta da intensa taxa de evaporação da região, que faz com que a água evapore e os sais não. Como o Rio Jordão joga continuamente uma carga de sais minerais no Mar Morto, a sua salinidade elevada mantém-se.

A quantidade de sal no Mar Morto é tão acentuada que interfere na densidade de suas águas. Por causa disso, um corpo precisa ser extremamente denso para afundar nele. A prova disso é o fato de qualquer pessoa conseguir flutuar normalmente em suas águas.

É muito fácil boiar no Mar Morto, tudo isso graças à sua elevada densidade, provocada pelo excesso de sal *
É muito fácil boiar no Mar Morto, tudo isso graças à sua elevada densidade, provocada pelo excesso de sal *

Todavia, existe uma certa surpresa nessa história toda: o Mar Morto não é mar e nem está morto!

O Mar Morto não é mar porque, tecnicamente, um mar é uma extensão de um oceano, estando cercado por faixas contínuas de terra, mas não se isolando totalmente das águas oceânicas. No caso do Mar Morto, ele encontra-se totalmente isolado, sendo abastecido somente pelo Rio Jordão e outros afluentes. Trata-se, então, de um grande lago de água salgada, inclusive com um nome alternativo: Lago Asfaltite.

O Mar Morto não está “morto” porque, de acordo com descobertas da década de 1990, existe sim vida nele. Mas a vida, nesse caso, resume-se a uma bactéria que consegue sobreviver nesse ambiente, a Haloarcula marismortui, além de outro tipo de bactéria e uma espécie de alga marinha. Então, tecnicamente, há vida sim no mar morto, embora quase todas as espécies do planeta não consigam sobreviver ao seu ambiente pouco favorável.

Curiosidades sobre o Mar Morto:

- É a maior depressão absoluta das áreas continentais do planeta, com uma altitude de 471 metros abaixo do nível do mar;

- O Mar Morto está secando por causa da sua elevada taxa de evaporação e da utilização excessiva das águas do Rio Jordão, que diminui o seu abastecimento;

- Em sua superfície, o Mar Morto tem seis vezes mais sal por metro quadrado do que os oceanos. Em 95 metros de profundidade, ele chega a ser 10 vezes mais salgado!

- Existe um projeto chamado Canal da Paz que visa à construção de um aqueduto para levar as águas do Mar Vermelho para o Mar Morto para conter a sua diminuição;

- A presença de sais minerais e também a existência de uma “lama negra” que se forma em alguns depósitos fazem com que as águas do Mar Morto sejam bastante nutritivas para a pele, tornando-o um verdadeiro SPA a céu aberto.

_____________________________

* Créditos da imagem: ChameleonsEye / Shutterstock


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Avaliação

10.0

    Escola Kids