Por que a maioria das folhas é verde?

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Por que a maioria das folhas é verde? As folhas são verdes em virtude da presença de clorofila
PUBLICIDADE

Ao sair de casa para visitar um rio, uma cachoeira ou até mesmo um parque, você logo se admira com o maravilhoso verde da natureza. Mas você já se perguntou o motivo pelo qual a grande maioria das folhas é verde?

Nas folhas dos vegetais existem células com pequenas estruturas que são chamadas de cloroplastos. No interior dessas estruturas encontramos um pigmento chamado clorofila. Essa substância é capaz de absorver os comprimentos de onda azul, violeta e vermelho, bem como refletir a luz verde, dando à planta essa coloração.

Entretanto, a clorofila não apresenta apenas o papel de colorir as folhas, elas apresentam uma função extremamente importante: captar a luz. A captação de luz é fundamental para a realização do processo de fotossíntese. É através da fotossíntese que o vegetal é capaz de utilizar o gás carbônico retirado do ar e a água retirada do solo para produzir açúcar e oxigênio. Só que esse processo só é possível na presença de luz, daí a importância da clorofila.

Observe o esquema do processo da fotossíntese
Observe o esquema do processo da fotossíntese

Vale destacar que existem três tipos principais de clorofila: a clorofila a, clorofila b e clorofila c. A clorofila a ocorre em todos os vegetais e nas cianobactérias. Já a clorofila b é encontrada nas plantas, algas e na euglena. A clorofila c, por sua vez, substitui a clorofila b em alguns seres vivos.

É importante destacar que na folha não existem apenas pigmentos verdes. Até mesmo no interior do cloroplasto encontramos outros pigmentos como os carotenoides. Essas substâncias são responsáveis pela coloração amarela, laranja e avermelhada. A cor da cenoura ocorre graças a esse pigmento. Eles também são responsáveis pela pigmentação de algumas flores e frutas.

Quando uma folha se torna mais velha, você já deve ter notado a sua mudança de cor. Elas ficam amareladas pelo aumento da quantidade de carotenoides e de uma diminuição na taxa de clorofila.

Os carotenoides também têm sua importância no processo de fotossíntese. Eles atuam absorvendo energia luminosa e levando-a até a clorofila. Porém, é importante destacar que eles atuam auxiliando a clorofila, não podendo, assim, substituí-la. Outra função essencial desse pigmento é proteger as moléculas de clorofila, funcionando como agente antioxidante.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia
 

Avaliação

10.0

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids