População e comunidade

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
População e comunidade Um grupo de leões na Savana constitui uma população
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

Imagine que você está observando o comportamento de um grupo de leões que vivem na Savana africana. Você saberia responder se esse grupo trata-se de uma população ou de uma comunidade? A seguir, descreveremos a diferença entre esses dois importantes conceitos da Ecologia.

→ O que é uma população?

Uma população pode ser definida como um grupo de organismos de uma mesma espécie que vive em uma determinada área, em um dado período de tempo. Sendo assim, voltando ao nosso exemplo inicial, um determinado grupo de leões vivendo em uma área da Savana africana forma uma população.

Em uma população, encontramos organismos que apresentam maior chance de cruzamento entre si. Utilizando ainda o exemplo dos leões, podemos dizer que os indivíduos daquele grupo possuem mais chance de reproduzirem-se com leões do mesmo grupo que com indivíduos da mesma espécie, mas pertencentes a uma população diferente.

Apesar da maior chance de reprodução entre indivíduos de uma mesma população, o crescimento de maneira exagerada desse grupo não ocorre. Caso a reprodução acontecesse de maneira descontrolada, teríamos um aumento significativo de organismos, o que poderia levar à competição. Por causa disso, cada população apresenta uma capacidade limite de reprodução, e isso permite que os organismos desenvolvam-se em equilíbrio.

Uma população cresce quando ocorrem nascimentos e imigrações, ou seja, quando novos indivíduos são adicionados por meio da reprodução ou por meio de movimentos migratórios, que trazem novos indivíduos para o grupo. A população diminui, por sua vez, quando ocorrem mortes e emigrações. Nesse último caso, relaciona-se com um movimento migratório em que os indivíduos saem de uma população.

→ O que são comunidades?

Todas as populações de uma área da Savana formam uma comunidade
Todas as populações de uma área da Savana formam uma comunidade

As comunidades podem ser definidas como conjuntos de populações, ou seja, uma comunidade é formada por organismos que vivem em uma área determinada em um dado período de tempo. Assim, a comunidade difere-se da população por ser constituída por conjuntos de organismos de mais de uma espécie.

Em uma comunidade, existem vários tipos de relações ecológicas, tanto intraespecíficas, que ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie, quanto interespecíficas, as quais são as relações entre indivíduos de espécies diferentes. Os leões africanos, por exemplo, apresentam relação de predação com as zebras e de competição com as hienas. Essas relações, mesmo que não sejam benéficas para todos, devem ocorrer de modo a garantir o equilíbrio do ecossistema.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids