Plaquetas

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Plaquetas Observe os componentes do sangue humano
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

O sangue é um tecido essencial para a nossa sobrevivência e exerce várias funções, tais como transporte de nutrientes e de oxigênio, defesa contra micro-organismos patogênicos e até mesmo a coagulação sanguínea. Essa última função pode ser atribuída a um elemento do sangue conhecido como plaqueta.

As plaquetas, também denominadas de trombócitos, na realidade, não são células, e sim fragmentos dessas estruturas, mais precisamente fragmentos de uma célula chamada megacariócito, encontrada na medula óssea. Elas apresentam um formato discoide e não possuem núcleo. Seu diâmetro médio é de 2,6 μm, o que corresponde a 0,00026 centímetros.

No corpo humano, são produzidos aproximadamente 100 bilhões de plaquetas por dia, e elas ficam na corrente sanguínea por aproximadamente uma semana. Após esse período, são retiradas da circulação e levadas para o fígado e baço, onde são destruídas.

As plaquetas circulam na corrente sanguínea em sua forma inativada. Quando há necessidade de contenção de uma hemorragia, por exemplo, elas são ativadas, agregam-se e aceleram a formação do coágulo. Sendo assim, podemos concluir que elas exercem um importante papel na coagulação sanguínea.

Em um adulto saudável, são encontradas normalmente 150.000 até 500.000 plaquetas por microlitro. Quando as quantidades de plaquetas na circulação sanguínea ficam abaixo dos níveis normais, dizemos que está ocorrendo um quadro de trombocitopenia. Quando ocorre o contrário, ou seja, os valores de plaquetas estão aumentados, dizemos que está ocorrendo uma trombocitose. Os dois problemas são graves, uma vez que, no primeiro caso, podem ocorrer hemorragias e, no segundo, pode ocorrer trombose.

Nos casos de dengue, uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, pode ocorrer a diminuição exagerada das plaquetas. Quando isso acontece, é comum o desenvolvimento da dengue hemorrágica.

Curiosidade: Você sabia que é possível fazer transfusão de plaquetas? Essa técnica é utilizada para prevenir ou tratar casos de hemorragias em pacientes que apresentam baixa quantidade desse componente no sangue.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-


    Escola Kids