Partes de um círculo

  • Atualmente 1/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Partes de um círculo Conheça os elementos que compõem um círculo
PUBLICIDADE

Antes de verificar quais são as partes de um círculo, você se lembra de qual é a diferença entre circunferência e círculo?


A circunferência delimita o espaço preenchido pelo círculo.

Quando vemos a imagem de uma figura circular, como a da figura acima, podemos classificar a circunferência como o conjunto de pontos que delimita a forma, já o círculo é todo o espaço interior à circunferência.

Agora que já nos lembramos da definição de círculo, vamos identificar todas as partes que estão presentes nele! Considere um círculo cujo centro seja um ponto C e considere dois pontos, A e B, presentes em sua extremidade, ou seja, em sua circunferência:


O ponto C está no centro do círculo e os pontos A e B estão na circunferência.

Se nós fizermos dois segmentos de reta, um que liga os pontos A e C e outro que liga C e B, a seguinte figura será formada:


Os segmentos de reta AC e BC delimitam o setor circular menor (em roxo) e o setor circular maior (em azul).

A parte colorida de roxo, que é constituída pelo interior da figura formada pelos pontos ABC, é chamada de setor circular menor. Já a parte azul da figura, formada pela circunferência e o exterior de ABC, é chamada de setor circular maior.

Para não esquecer: imagine que você acabou de retirar uma fatia de uma pizza. A fatia retirada representa o setor circular menor, e o que restou da pizza representa o setor circular maior.

Vamos agora traçar um segmento de reta para ligar os pontos A e B da circunferência:


Ao traçar a semirreta AB, encontramos os segmentos circulares maior e menor.

Quando traçamos a semirreta AB, segmentamos o círculo em duas partes distintas. A menor parte, destacada em amarelo na figura acima, é chamada de segmento circular menor e não contém o centro do círculo. Já a parte maior, de cor laranja, é chamada de segmento circular maior e contém o ponto central do círculo.

Para não esquecer: Imagine que você deixou cair um prato no chão e apenas uma “beiradinha” do prato quebrou-se. A parte que se quebrou é o segmento circular menor e tudo o que restou do prato é o segmento circular maior.

Vamos agora traçar um segmento de reta que passe pelo ponto A e pelo ponto C do círculo, cortando a circunferência em um ponto D:


Um segmento de reta que passe por A e C e intercepte a circunferência em outro ponto divide a circunferência em dois semicírculos.

Ao traçar um segmento de reta que intercepte os pontos A e C e um outro ponto D da circunferência, há a formação de dois semicírculos, que devem ter o mesmo tamanho. Você se lembra dos elementos da circunferência? Então deve recordar que nós podemos chamar a reta AD de diâmetro! Para não esquecer: um semicírculo é sempre a metade de um círculo!


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Avaliação

2.0


    Escola Kids