Para eu ou para mim?

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Para eu ou para mim? Para mim ou para eu? Essa é uma dúvida muito comum entre os falantes da língua portuguesa
Por Luana Castro Alves Perez
PUBLICIDADE

 Será que você já parou para observar como são utilizadas determinadas expressões na fala? Nós já sabemos que a linguagem é mais livre e informal na fala, o problema surge quando transferimos para a escrita alguns vícios de linguagem que, na norma-padrão, não são bem-vindos.

Entre os erros mais recorrentes está o uso do pronome oblíquo “mim”. Muitas pessoas acabam se confundindo, empregando o “mim” no lugar do pronome pessoal do caso reto “eu”. Para eu ou para mim? Quando e como usar cada um dos termos? Para responder a essa dúvida de muitos falantes da língua portuguesa, fique atento à explicação e saiba mais sobre colocação pronominal:

Uso correto do “para eu”:

Minha mãe comprou novos brinquedos para eu brincar.

Façam silêncio para eu falar!

Nos dois exemplos acima, o pronome pessoal do caso reto “eu” foi empregado antes dos verbos “brincar” e “falar”, que estão na forma nominal infinitivo. A dica é: antes de um verbo que expresse uma ação, o sujeito será o “eu”, não o “mim”, mesmo porque eu faço e não mim faz.

Uso correto do “para mim”:

Para mim, jogar bola é mais divertido do que jogar videogame.

Será que você pode comprar um chocolate para mim?

Nos dois exemplos acima, o pronome oblíquo tônico “mim” está precedido por uma preposição, no caso, “para”. Lembre-se de que o “mim” não pode ser empregado antes de um verbo que indique ação, mesmo porque o “mim” não pode ser sujeito nessa situação. Existe uma construção em que o “mim” aparece antes de um verbo, por exemplo: “Para mim, jogar futebol é uma terapia”. Mas você deve ter observado que existe uma pausa, provocada pelo uso da vírgula, antes do verbo “jogar”, situação em que o “mim” é permitido.

Viu só? Nem é tão complicado assim! Agora que você já sabe, fique atento ao uso correto dos termos estudados e bons estudos!

Avaliação

-

    Escola Kids