Palíndromos

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Palíndromos Os palíndromos podem ser de três diferentes tipos: explícitos, interpretáveis e insensatos
Por Luana Castro Alves Perez
PUBLICIDADE

 Antes de começarmos a falar sobre os palíndromos, vale ressaltar que esse termo não é exclusividade da língua portuguesa. Você poderá encontrá-lo associado à matemática, já que também diz respeito aos números que podem ser lidos em qualquer direção sem que isso acarrete prejuízo de sentidos. Na língua portuguesa, o fenômeno é quase o mesmo, mas em vez de números, acontece com as letras.

 Um palíndromo pode acontecer em uma palavra ou em uma frase, possibilitando a leitura delas em qualquer direção, isto é, tanto da direita para a esquerda quanto da esquerda para a direita. Achou engraçado? Veja alguns exemplos de palíndromos da língua portuguesa:

 ANA 

 OVO 

RADAR

REVIVER

Viu só? Você deve ter percebido que não importa a direção, a palavra não sofrerá nenhuma alteração em relação ao seu significado. Os palíndromos também podem ocorrer em frases inteiras, uma situação pra lá de inusitada! Veja alguns exemplos:

ANOTARAM A DATA DA MARATONA

SOCORRAM-ME, SUBI NO ÔNIBUS EM MARROCOS

O GALO AMA O LAGO

ROMA ME TEM AMOR

Um palíndromo pode estar presente em uma palavra, em uma frase ou em uma sequência numérica
Um palíndromo pode estar presente em uma palavra, em uma frase ou em uma sequência numérica

A palavra “palíndromo” é de origem grega e foi formada por duas outras palavras: palin, que significa “para trás”, e dromos, que significa “corrida” ou “pista”, ou seja, palíndromo, ao pé da letra, significa “aquilo que corre em sentido inverso”. Os palíndromos podem ser classificados em diferentes categorias, veja só:

Palíndromos explícitos: São aqueles que apresentam uma mensagem direta, fácil de ser interpretada:

A MALA NADA NA LAMA.

Palíndromos interpretáveis: São aqueles que demandam certa atenção do leitor e só fazem sentido depois de uma leitura cuidadosa:

O ROMANO ACATA AMORES A DAMAS AMADAS E ROMA ATACA O NAMORO

Palíndromos insensatos: Como o próprio nome diz, esse tipo de palíndromo não faz o menor sentido! Sem se preocupar com o sentido, ele pode reunir várias palavras que não possuem qualquer tipo de ligação:

OLÉ MARACUJÁ, CAJU, CARAMELO.

Viu só? A língua portuguesa é uma caixinha de surpresas! Anote esses palíndromos e divirta-se!


Por Luana Castro
Graduada em Letras
  

Avaliação

10.0


    Escola Kids