Otávio e o Segundo Triunvirato

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Otávio e o Segundo Triunvirato Busto de Otávio Augusto, primeiro imperador de Roma
PUBLICIDADE

A passagem da forma republicana de governo para o Império, em Roma, ocorreu através de disputas violentas pelo poder. Após a morte do general Júlio César, em 44 a.C., as disputas pelo poder reiniciaram-se.

Oficiais do exército romano fieis a César lutaram para defender o legado do grande general romano, principalmente Marco Antônio, lugar-tenente de César; Otávio, sobrinho de César; e Lépido, chefe da ordem dos cavaleiros e um dos destaques na luta contra os senadores romanos. Os três, após vencerem seus opositores, formaram o Segundo Triunvirato.

Triunvirato é um sistema de governo em que o poder é compartilhado por três pessoas. No Segundo Triunvirato, Marco Antônio liderava a administração do Oriente dos domínios romanos, Otávio, a administração do Ocidente, e Lépido assumiu a função de Pontífice Máximo.

Mas a unidade entre os três triúnviros não durou muito. A disputa pelo poder levou Otávio a afastar Lépido, pondo fim ao Segundo Triunvirato e concentrando suas forças contra Marco Antônio.

Marco Antônio estava cada vez mais próximo do Oriente, chegando a desprezar as tradições romanas. Aliou-se politicamente e pessoalmente à Cleópatra, faraó do Egito, passando a ela várias possessões romanas.

Em 31 a.C., na Batalha naval de Actium, Otávio derrotou Marco Antônio, que foi abandonado por suas tropas, e ocupou o Egito. No ano seguinte, Marco Antônio suicidou-se em Alexandria.

Otávio passou a acumular diversos títulos: o de Princeps senatus, o primeiro dos senadores e cidadãos; o de Tribuno vitalício da plebe; o de Pater patriae, o pai da pátria, primeira pessoa a receber tal título; o Pontifex maximus, o sacerdote supremo; o de Augustus, o que lhe garantia uma conotação religiosa, divina; e o de Imperator, o comandante supremo do exército.

Com esse acúmulo de poder, ele tornou-se Otávio Augusto, o primeiro imperador do Império Romano, inaugurando uma nova era na civilização romana.


Por Tales Pinto
Mestre em História

Avaliação

-

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids