Os cinco reinos dos seres vivos

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Os cinco reinos dos seres vivos Os animais e plantas s√£o classificados nos reino Animalia e Plantae, respectivamente
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

 Sabemos que, de acordo com as suas semelhanças, todos os seres vivos estão agrupados em diferentes categorias que vão de reino até espécie. Um reino é a categoria de maior abrangência e engloba seres vivos que apresentam características semelhantes, porém algumas peculiaridades importantes.

Atualmente consideramos a existência de cinco reinos: Monera, Protista ou Protoctista, Fungi, Plantae e Animalia. Essa classificação foi proposta pelo pesquisador Whittaker em 1969 e até hoje é uma das mais aceitas e estudadas no ensino fundamental e médio.

O reino Monera é um grupo com seres bastante simples. Todos os integrantes são formados por apenas uma célula (unicelulares) e esta não apresenta núcleo definido (célula procariótica). Alguns representantes são capazes de produzir seu próprio alimento (autotróficos), enquanto outros precisam tirar seus nutrientes de outros organismos vivos (heterotróficos). Estão incluídas nesse grupo todas as espécies de bactérias e cianobactérias.

O reino Protista ou Protoctista, diferentemente do reino Monera, não apresenta indivíduos com células procarióticas, sendo todos os representantes eucarióticos. Nesse grupo encontramos seres unicelulares e multicelulares e também organismos com nutrição autotrófica e heterotrófica. Esse reino possui organismos bastante diversificados, e muitas pessoas costumam dizer até mesmo que nele estão agrupados os seres que simplesmente não se encaixam em outros reinos. Como representantes, podemos citar os protozoários e as algas.

O paramécio é um exemplo de representante do reino Protoctista
O paramécio é um exemplo de representante do reino Protoctista

O reino Fungi apresenta organismos unicelulares ou multicelulares e com célula eucariótica. Todos os representantes, diferentemente dos reinos acima, são heterotróficos, ou seja, incapazes de produzir seu alimento. Essa é a principal característica que permite distinguir esse grupo das plantas. Estão incluídos nesse reino todos os cogumelos, bolores e leveduras.

O reino Plantae é composto exclusivamente por organismos autotróficos que possuem células eucarióticas e multicelulares. É um grupo bastante diversificado e engloba todas as plantas existentes no planeta. Apesar da aparência das plantas com as algas, esse último grupo não pode ser agrupado nesse reino. Entretanto, evidências comprovam que as plantas possuem as algas verdes como ancestrais.

Por fim, temos o reino Animalia, o reino ao qual pertencemos. Ele possui representantes heterotróficos, multicelulares e com células eucarióticas. Essa primeira característica (seres heterotróficos) é fundamental para diferenciar esse grupo das plantas.

Temos ainda os vírus, porém eles não são classificados em nenhum dos reinos estudados. Muitos estudiosos não consideram esses seres como vivos, uma vez que não possuem célula e nenhum metabolismo fora das células parasitadas por eles. Entretanto, esse ainda é um ponto polêmico. Diante dessa problemática, os vírus são estudados separadamente. 


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0


    Escola Kids