Organelas celulares

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Organelas celulares A célula apresenta várias estruturas que ajudam a mantê-la viva
PUBLICIDADE

Sabemos que as células são as menores unidades vivas. Apesar de pequenas, no interior delas encontramos estruturas menores ainda que trabalham juntas para mantê-las vivas: as organelas celulares.

As organelas celulares estão localizadas no citoplasma e funcionam como os “órgãos” do nosso corpo, cada uma desempenhando um determinado papel para o funcionamento da célula. Algumas fazem a produção de substâncias que serão úteis às células, outras trabalham para realizar um processo conhecido como respiração celular, outras fazem o processo de digestão intracelular, entre tantas outras funções.

Conhecer cada uma das organelas é importante para compreender como uma célula funciona. Sendo assim, observe a seguir o nome de algumas das principais organelas celulares e quais as funções desses compartimentos:

Observe a estrutura de uma célula animal e algumas de suas organelas
Observe a estrutura de uma célula animal e algumas de suas organelas

- Mitocôndria: Essa organela está relacionada com um processo extremamente importante: a respiração celular. Nesse processo, a célula obtém energia para a realização de suas atividades;

- Ribossomos: Sua função principal é realizar a fabricação das proteínas;

- Retículo endoplasmático granuloso: Sua função principal é produzir algumas proteínas, principalmente aquelas que serão jogadas para fora da célula;

- Retículo endoplasmático não granuloso: Uma de suas funções é a síntese de lipídios e carboidratos.

- Complexo golgiense: Essa organela participa de um processo chamado de secreção celular, que nada mais é do que a eliminação de substâncias para fora da célula. Ele também modifica, armazena e endereça algumas substâncias.

- Lisossomos: Relacionados principalmente com a digestão de partículas no interior da célula (digestão intracelular).

Existem ainda organelas que são encontradas somente nas células de plantas e de alguns protozoários. Esse é o caso dos chamados cloroplastos, organelas relacionadas com a fotossíntese e com a coloração das plantas.

É importante lembrar-se sempre de que todos os organismos são formados por células e cada uma possui características próprias e desempenha alguma função. Dependendo da função exercida, ela apresenta uma maior quantidade de determinada organela.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

10.0

    Escola Kids